Como identificar notas falsas de euro?

Já imaginou chegar no destino da sua tão sonhada viagem para o exterior e descobrir que as notas de euro que carrega com você são falsas?

Para não passar por esse perrengue e evitar que você perca dinheiro de forma desnecessária, nós preparamos uma série de dicas que vão te ajudar a identificar se as notas que chegaram as suas mãos são de fato verdadeiras.

1 – Especificações gerais do Euro

A contagem dos Euros é muito diferente do real. Você pode encontrar notas nos valores de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 euros.

Elas são impressas em fibra de algodão pura, o que gera uma cerca “sonoridade” que não é encontrada em notas impressas em papel.

O euro possui duas versões, ou séries de notas, a Primeira Série e a Série Europa, a segunda lançou a nota de 5 apenas em 2013, e as demais foram lançadas posteriormente.

As notas da primeira versão possuem uma ponte que não existe de verdade em seu verso, ela simboliza os estreitos laços dos povos da Europa.

2 – Marca d´água

Assim como cada nota do real possui um animal que a representa, o euro possui um tema relacionado a um estilo arquitetônico, por exemplo, a nota de 20 euros representa o estilo arquitetônico Gótico, a de 10 euros, o estilo romano e assim vai.

Dessa forma ao posicionar a nota contra a luz é possível identificar a marca d’água do lado esquerdo da nota com o tema junto do valor da nota.

3 – Linha de segurança

Ainda com a nota contra a luz é possível visualizar um fio escuro exatamente no meio da nota com caracteres brancos escritos a palavra euro e o valor da nota. É possível identificar essa característica tanto no verso quanto na frente da nota.

4 – Número transparente

Todas as notas de euro possuem uma forma parecida com um número apagado no lado superior esquerdo, e é isso mesmo, quando a nota é colocada contra a luz é possível identificar o número completo, visível apenas na parte da frente da nota.

5 – Incline a Nota

Na parte direita de todas as notas é possível identificar um holograma mesmo sem movimentar a nota.

Nas notas de 5, 10 e 20 euros, o holograma está na posição vertical e têm forma de fita, já nas notas de 50, 100, 200 e 500 euros ele possui uma forma redonda ou sextavada, posicionada um pouco abaixo da nota.

Ao inclinar as notas de 5, 10 e 20 euros você poderá ver uma mudança na imagem, a mudança vai te mostrar o valor da nota e o símbolo €, já nas demais notas o valor é alterado com a figura de um pórtico.

No outro lado da nota, também na parte inferior direita, é possível visualizar uma mudança na cor do valor ao incliná-las, a cor vai do verde para o púrpuro.

6- Alto relevo

A textura é um fator a ser analisado assim que você receber a nota, pois a tinta utilizada na confecção da nota de euro é bastante espessa, e isso faz com que a nota tenha esse efeito de alto relevo em todos os números impressos na mesma. Esse relevo é muito fácil de ser sentido ao toque, além disso, o papel é bem firme.

7-  Outras identificações

Além dessas citadas acima, as notas de euros possuem alguns outros itens que podem ser identificados com uma inspeção mais profunda.

Por exemplo, na parte inferior das notas existem caracteres minúsculos, mas legíveis que podem ser lidos com ajuda de uma lupa.

Outra opção é a exposição da nota a um ambiente com luz ultravioleta, fazendo isso você identifica que a mesma não brilha, mais que sua cor muda, adquirindo tons de azul, verde e vermelho e serão visíveis as estrelas da bandeira da União Europeia em cor de laranja.

Ainda se for exposta a um dispositivo de infravermelho a nota inteira ficará “apagada” é apenas a parte direita dela ficará visível.

CONCLUSÃO

Apesar de não estarmos familiarizados com a moeda, não é tão difícil assim fazer uma inspeção para identificar se as notas de euro que estão com você são verdadeiras ou não.

Para garantir a sua segurança e evitar problemas com falsificação de moeda, certifique-se sempre de que está realizando a sua compra de moeda em uma Instituição credenciada a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central do Brasil.

No BoaTaxa, além de encontrar a melhor cotação do euro hoje na sua cidade, você tem a garantia de estar realizando sua operação com uma Instituição Credenciada.

 

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.