Trem, ônibus ou avião: qual o melhor transporte para viajar pela Europa

O continente europeu é, de fato, único quando a questão é transporte. Tudo porque ele é extremamente recheado, cortado e conectado a meios de transporte. Simplesmente é muito fácil de locomover-se por ele! Ainda mais porque ele nem é tão grande assim, né?

Por isso, escolher o melhor transporte para viajar pela Europa acaba nem sempre sendo algo fácil. Entre as maneiras coletivas de percorrer o continente, há trens, ônibus e aviões e cada uma delas conta com vantagens e desvantagens. Conheça-as abaixo e lembre-se: apesar das dicas, no final das contas, é sempre bom dar uma olhadinha na melhor opção de locomoção custo benefício para o seu destino em específico!

Trem

Vantagens

Esta é certamente uma das maneiras mais rápidas de viajar dentro da Europa, especialmente nos locais em que os aviões não chegam. Tudo porque o continente é inteirinho costurado por linhas ferroviárias.

Além disso, é uma opção bastante prática, porque geralmente já deixa o passageiro bem perto do centro ou de importantes localidades do destino da vez.

O trem também é uma opção bastante desejável graças à beleza. Viajar e ver as paisagens da janela do veículo é sempre um passeio por si só. Fora isso, os trens também costumam ser mais confortáveis. Dependendo da distância, do roteiro e do trecho adquirido, é possível até para dormir em camas normalmente, dentro de cabines.

Ah, e os trens geralmente têm estruturas boas de alimentação, banheiros, áreas comuns e ainda dá para circular bastante por eles, o que é difícil nos ambientes apertados de ônibus e aviões.

Desvantagens

O grande problema dos trens é o preço. Dependendo do trecho e da empresa, o valor da passagem pode ser bastante salgado, já que é a única opção disponível mais confortável que o ônibus.

Outra coisa bastante chata dos trens são as paradas que ocorrem constantemente.

Ônibus

Estrada, Ônibus

Vantagens

Os ônibus são consideravelmente a opção mais em conta entre as disponíveis. Caso a intenção seja economizar dinheiro, pegar um bus talvez seja a resposta. Ainda mais se a viagem permitir locomoção no veículo durante a noite, já que isso permite economizar tempo e dinheiro: pegando uma variação ainda mais barata e viajando enquanto se dorme!

Ah, os ônibus ainda oferecem vistas legais da paisagem. Por isso, também é uma maneira de passear — mas isso se a viagem for feita de dia!

Desvantagens

Não tem como escapar: a desvantagem dos ônibus é a velocidade e o tempo. Eles são mais lentos e ainda são suscetíveis a problemas na pista, trânsito e questões climáticas. É certamente a opção mais demorada. E ainda costumam fazer paradas o tempo todo!

Ah, os ônibus acabam sendo também a opção menos confortável. Não costumam oferecer comida, banheiros grandes ou assentos largos, com melhor espaço para as pernas.

Avião

Avião

Vantagens

A principal vantagem dos aviões é a velocidade, já que percorrem maiores distâncias em menos tempo. E, dependendo do trecho, outro benefício do veículo é o preço. Isso porque a Europa conta com várias companhias aéreas low cost, que são bem baratinhas.

Desvantagens

Olha, as duas vantagens do avião também podem ser problemas. Da mesma maneira que o veículo pode ser rápido, dependendo do trecho, o tempo de embarque empreendido pode ser um problema.

No caso dos trens e ônibus, o desembarque e embarque são bastante ágeis e costumam deixar os passageiros em regiões centrais das cidades, enquanto os aeroportos são mais afastados e requerem um tempo considerável de locomoção até o centro ou destino principal.

Além disso, dependendo novamente da viagem e dos destinos de origem e chegada, o preço pode aumentar consideravelmente, já que é a opção mais rápida.

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.