Checklist de viagem: 10 itens para não deixar de fazer antes de embarcar para o seu destino

1 – Clima local

É sempre importante checar como vai estar o clima no seu destino durante o período da sua viagem. Para isso, consulte sites que disponibilizam a previsão do tempo estendida. Isso vai te ajudar a organizar melhor a sua bagagem e prevenir contra possíveis imprevisto30 como nevascas e outros.

2 – Documentos e reservas

Não se esqueça de tirar uma cópia de todos os seus documentos, reservas, passeios e outros. Para se precaver também é interessante enviar todas elas para o seu e-mail e salvá-las em seu celular.

3 – Seguro viagem

Ele pode ser feito até o dia do embarque e é muito importante para qualquer viagem internacional. O seguro viagem te proporciona segurança e oferece cobertura para possíveis imprevistos que possam vir a acontecer. A grande maioria dos planos incluem auxílio médico e odontológico, ajuda jurídica e financeira, assistência com bagagens extraviadas, entre outros. Vale lembrar que na Europa ele é obrigatório nos países que fazem parte do tratado de Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Norueg, Países Baixos, Polônia, Portual, República Checa, Suécia e Suiça).

4 – Habilitação do celular

Quem deseja utilizar o celular na viagem para fazer ligações, tem algumas possibilidades: habilitar o serviço de roaming internacional de celular durante o período da viagem direto com a sua operadora ou comprar um chip internacional. A segunda opção tem um custo mais vantajoso e pode ser realizada antes de sair do Brasil com empresas que oferecem este serviço ou com uma operadora local ao chegar em seu destino.

5 – Carregue o celular com aplicativos de viagens

Aplicativos são uma “mão da roda” para nos auxiliar durante uma viagem. São diversas possibilidades que eles podem oferecer: mapas, GPS, informações de transporte e muitos outros. Use e abuse desta tecnologia a seu favor! Confira aqui aplicativos que vão te ajudar a planejar a sua viagem.

6 – Trocar dinheiro

Saber com antecedência qual a moeda utilizada em seu destino é um dos fatores principais do planejamento de uma viagem, já que só será possível fazer as contas de quanto será gasto no passeio após o cálculo de conversão de uma moeda para outra. Além disso, comprar moeda ainda no Brasil é a opção mais indicada. Isso porque a moeda pode ter um preço muito mais elevado fora do país e você ficará refém das taxas. Uma dica para encontrar o melhor preço da moeda estrangeira e economizar na sua operação é consultar o BoaTaxa. O Portal compara o valor que está sendo praticado em diversos estabelecimentos da sua cidade e os disponibiliza para você no formato de um ranking. O mais legal é que você pode fechar a operação de câmbio online pelo próprio Portal diretamente com a Corretora escolhida.

7 – Habilitação Internacional

Embora alguns países permitam que você utilize a sua carteira de motorista nacional para conduzir um veículo no exterior desde que o período não seja superior a 180 dias, outros exigem a Permissão Internacional para Dirigir (PID), como é o caso da Alemanha. Por isso, é sempre bom ficar atento as regras do destino. Para mais informações sobre como tirar esta habilitação, consulte o Detran da sua cidade.

8 – Passaporte

Ter um passaporte válido nem sempre é suficiente para te deixar entrar em seu destino. Isto porque diversos países não permitem a entrada quando faltam menos de 6 meses para ele vencer, como é o caso dos Estados Unidos. Já na Europa, a validade mínima exigida é de 3 meses contados a partir da data de saída do país.

9 – Vacinas

A vacinação é uma constante preocupação entre os viajantes. Por isso, é importante estar sempre com o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) atualizado, uma vez que ele é tão importante quanto o seu passaporte e visto e pode ser um impeditivo na sua entrada em um outro país. Saiba mais na nossa matéria exclusiva sobre vacinação.

10 – Restrições de bagagem

Podemos perceber que de acordo com as novas regras da ANAC, as companhias aéreas vêm alterando constantemente as limitações de peso e tamanho das bagagens de seus passageiros. Além disso, voos internacionais também fazem restrições quanto ao que você carrega em sua mala de mão, como é o caso de objetos cortantes ou perfurantes e líquidos acima de 100 ml. Para não ter dor de cabeça, é importante sempre estar atento as regras da companhia aérea pela qual você irá viajar.

Lembre sempre de utilizar o BoaTaxa para fazer compra de moedas estrangeiras!

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.