Tudo o que você precisa saber sobre vacinas para viagem internacional

Nas últimas semanas, vimos os casos de febre amarela aumentarem no Brasil. Devido a esse acontecimento, o tópico das vacinas em viagens internacionais voltou a entrar em pauta e a preocupar os turistas novamente.

Independente dos assuntos do momento, a vacinação é uma constante preocupação entre os viajantes. Por isso, é importante estar sempre com o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) atualizado, assim como o passaporte e o visto, uma vez que ele é tão importante quanto estes documentos em uma excursão pelo exterior.

Viagens que têm como destino países de regiões tropicais ou locais com áreas rurais e florestais são as que mais costumam exigir vacinas. A América do Sul, a África e a Ásia, portanto, estão entre os locais em que os viajantes devem ficar atentos e com a vacinação em dia.

A febre amarela é a única doença com vacina realmente obrigatória em larga escala. Porém, existem outras doenças que devem ser prevenidas, como a febre tifoide, que ocorre em áreas de saneamento básico impróprio.

Outro fator é onde tomar a vacina. Alguns aeroportos internacionais costumam oferecer esse tipo de serviço, porém, vale se atentar ao momento da vacinação. Não adianta chegar para embarcar e querer se imunizar ali, na mesma hora. Algumas exigem dias, semanas ou até mais de uma dose para que façam efeito.

Para marcar as vacinas é preciso primeiro emitir o CIVP. O documento pode ser emitido em postos da Anvisa, após a apresentação da Carteira Nacional de Vacinação.

Descubra, abaixo, as principais e mais populares vacinas que devem ser tomadas em uma viagem ao exterior:

Febre amarela

A vacina desta doença é a mais exigida no mundo. Transmitida por um mosquito, ela é bem comum e costuma ser obrigatória em países da América do Sul (incluindo o Brasil) e da África. Para viajar para estes locais, é necessário tomar uma dose pelo menos 10 dias antes da decolagem e sua validade é de 10 anos.

Febre Tifoide

Comum em áreas rurais, esta doença é mais comum em países tropicais, mas também é recomendada em quase todos os lugares do mundo. As exceções são o norte da Europa e a América do Norte.

Hepatite A

Transmitida pelo contato com outras pessoas ou objetos infectados, esta enfermidade é comum em quase todo o planeta, inclusive na Europa e com exceção da América do Norte. A Ásia é a região onde há mais perigo de contágio, mas, no geral, cidades litorâneas ou sem saneamento básico também são perigosas. A vacinação não é obrigatória para nenhum país, mas caso o viajante insista, só é preciso tomar a vacina uma vez na vida, em duas doses, com seis meses de intervalo entre uma e outra.

Hepatite B

O contágio desta doença é feito pelo sangue ou através de relações sexuais com pessoas infectadas. Esta vacina também não é obrigatória, mas é indicada para pessoas que visitam a América do Norte e a Europa.

Meningite meningocócica

Na Armênia e na Arábia Saudita, a vacina contra esta enfermidade é obrigatória. Na Ásia e em alguns lugares da África, a vacinação é optativa. A cada três anos deve-se tomar uma dose.

Poliomielite

Conhecida como pólio, esta doença é bastante comum entre crianças. A infecção acontece através da água ou de alimentos. A sua vacina é obrigatória somente no Gabão, país da África Central, mas optativa no restante do continente africano, na Ásia e no sul da Europa.

Raiva

A vacina contra a raiva deve ser tomada a cada viagem realizada, principalmente para a Índia e outros países da Ásia. Entretanto, não é obrigatória. São três doses, com sete dias de intervalo.

Tétano e difteria

Turistas que costumam praticar muitos esportes e atividades radicais devem ficar atentos a esta doença. Ela ocorre através de machucados ou ferimentos infetados. É uma enfermidade bastante grave, que pode levar à morte. Apesar da seriedade, a sua vacina só é obrigatória no Gabão, porém, é recomendada em praticamente todas as regiões do mundo.

__________________________________________________________________________________________

Gostou dessa matéria?

Na hora de fazer a sua viagem, não se esqueça de consultar as cotações de moedas estrangeiras pelo BoaTaxa. Só nele, você compara o preço de 21 moedas estrangeiras e finaliza a sua operação online, de onde você estiver. Economize tempo e dinheiro de forma inteligente!

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.