Por que o valor de compra é diferente do valor de venda de moeda estrangeira?

Quando o assunto é a economia e suas variantes, muita gente para de entender e começa a ouvir com cara de quem ouve grego. Mas o que parece complicado muitas vezes é mais fácil do que se imagina.

Afinal, por que o valor de compra é diferente do valor de venda de moeda estrangeira?

A resposta para essa pergunta obedece uma lógica simples e racional, que o BoaTaxa vai detalhar abaixo. Confira!

Valor de Compra < Valor de Venda

Qualquer instituição de crédito, corretora ou agência de câmbio opera seguindo uma regra universal: o valor de compra sempre será inferior ao valor de venda de moeda estrangeira.

Ou seja, caso você queira vender dólar para uma casa de câmbio, ela vai lhe pagar menos (valor de compra) do que ela cobraria para lhe vender (valor de venda) essa mesma quantia de dólar. Mas por que isso ocorre?

Qual motivo para o Valor de Compra ser Inferior ao Valor de Venda?

As instituições que lidam com moeda estrangeira cobram mais para vender do que pagam pois é exatamente dessa diferença no valor que tiram o seu lucro. Tal lucro é direcionado para finalidades diferentes.

Basicamente, com parte do valor que sobra da operação, as corretoras reinvestem na compra de mais moeda para o seu estoque. E com dinheiro em espécie no estoque de moeda estrangeira, corretoras e agentes financeiros dispõem de caixa para vender aos seus clientes.

Sem contar que o lucro das corretoras resultante da diferença de valor também é usado para remunerar funcionários e na manutenção do empreendimento, além de abastecer o cofre da agência.

A diferença do valor de compra e o de venda de moeda estrangeira evidencia ainda mais a importância de se fazer uma boa pesquisa de câmbio e comparar lugares distintos e suas taxas.

Venha para o BoaTaxa!

Para não ser pego de surpresa e arcar com prejuízos no bolso, é importante manter o olho aberto e comparar as cotações de moeda estrangeira. Para isso o BoaTaxa facilita a sua vida!

O BoaTaxa encontra e informa as melhores taxas de câmbio do mercado, além de efetuar operações sem burocracia e com total segurança, sem sair de casa.

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.