Como garantir o melhor câmbio para a sua viagem

Melhor cambio

Então você planejou toda a sua viagem, comprou a passagem, reservou hotel e o roteiro está incrível. Tudo pronto para começar as tão sonhadas férias, mas falta uma coisa: comprar a moeda estrangeira.

Embora não seja possível controlar a oscilação das cotações, é possível comparar valores entre as opções disponíveis do mercado e assim, encontrar o melhor câmbio para sua operação. Para isso, separamos algumas dicas importantes!

A PRIMEIRA COISA A FAZER, É ENTENDER COMO FUNCIONA A TAXA DE CÂMBIO:

A taxa de câmbio é basicamente o valor de uma moeda estrangeira em relação à moeda nacional, ou seja, quanto custa em nossa moeda (real) para comprar uma moeda de outro país como, por exemplo, o dólar.

Porém, existem dois tipos de cotações de câmbio diferentes, o câmbio comercial e o câmbio turismo. Mas qual a diferença entre as duas?

Câmbio comercial – Essa cotação está relacionada a taxa de referência do mercado para as grandes transações comerciais (importação e exportação) que geram grandes movimentações financeiras por parte das empresas brasileiras.

Ou seja, ela é fixa para todas as transações realizadas entre o Brasil e o outro país. Nesse sentido o Banco Central intervém para manter um valor estável para a moeda estrangeira.

Câmbio turismo – Se trata da compra e venda de moeda estrangeira para viagens ao exterior.

Ela é calculada com base na moeda que pretende comprar versus o real e é sempre mais cara em relação ao câmbio comercial, pois junto com ela são incorporados diversos outros custos como impostos, armazenamento do dinheiro físico, segurança e muitos outros.

Além disso, apesar do Banco Central do Brasil ter uma referência de valor a ser adotado, ele não é obrigatório e pode variar até 15% de uma casa de câmbio para outra.

LEVAR MOEDA ESTRANGEIRA EM ESPÉCIE, NO CARTÃO PRÉ-PAGO OU NO CARTÃO DE CRÉDITO?

Para que você possa fazer a melhor escolha, fizemos uma lista das vantagens e desvantagens de cada opção:

– Dinheiro em espécie: Uma das formas mais indicadas de viajar é com pelo menos uma parte do valor que você separou para a viagem em espécie. Essa opção também é a mais econômica já que o IOF cobrado para este tipo de operação é de apenas 1,10% em cima do valor total em reais.

Além disso, caso ocorra uma verificação quando for passar pela imigração, você poderá provar que possui uma quantia para conseguir se manter no país. Apesar de ser muito raro, caso aconteça você estará preparado.

A desvantagem é que andar com muito dinheiro não é seguro em lugar nenhum, por isso indicamos que você deixe uma parte no cartão, por questão de segurança.

– Cartão pré-pago: O cartão pré-pago é uma ótima opção, principalmente se ele for feito já na moeda do país de seu destino, pois assim ele não cobrará taxas extras nas compras.

Porém, o IOF que corresponde sobre esta operação é de 6,38%. Além disso, pode ser cobrada uma taxa a cada saque.

– Cartão de crédito:  O cartão de crédito possui basicamente as mesmas vantagens do cartão pré-pago, principalmente no quesito de segurança.

Porém, quando falamos em desvantagens, ele possui um item a mais para ser avaliado. Enquanto o cartão de débito trava a cotação do dia da compra da moeda, o cartão de crédito usa a cotação do dia do fechamento da sua fatura. Isso significa que você pode ficar refém da oscilação do mercado de câmbio.

QUANDO COMPRAR A MOEDA ESTRANGEIRA?

As cotações das moedas podem variar muito durante o ano, por isso não é possível prever exatamente qual o melhor momento para comprar a moeda e garantir o melhor câmbio. Por isso, esperar para comprar próximo à viagem talvez seja um risco.

Por isso, indicamos que você vá comprando aos poucos, quando notar uma baixa na moeda, aproveite para comprar uma parte do que você pretende gastar, e assim por diante.

Apenas evite deixar para comprar em cima da hora, pois pode ser um risco já que não dá para prever se nesse período a moeda estará mais barata ou não.

ONDE ENCONTRAR O MELHOR CÂMBIO PARA MINHA OPERAÇÃO?

Como explicado anteriormente, a cotação de uma moeda estrangeira pode variar até 15% de uma casa de câmbio para outra. Por isso, a principal dica para economizar é pesquisar bastante.

Para facilitar esse processo, o BoaTaxa oferece esse serviço de comparação de cotações gratuitamente para seus usuários. Nele, é possível verificar qual o valor praticado pelas Instituições da sua cidade e garantir o melhor câmbio do mercado de forma rápida e prática.

 

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.