Como fazer uma viagem longa sem passar perrengue

Homem sentado com mala

Passar semanas ou meses longe de casa não é fácil. Durante o planejamento que antecede uma viagem longa, os viajantes costumam pensar muito mais na saudade do lar e dos familiares, do que em aspectos mais técnicos dessa jornada duradoura. Entretanto, estes também são essenciais.

A seguir, veja uma lista com dicas importantes e se preparar para viagens a longo prazo:

1 – Planeje-se com antecedência

No caso de uma viagem longa, o planejamento será bastante extenso e cansativo. Entretanto, este tempo não será em vão. Quanto mais você dedicar à programação da sua jornada, mais certeza você terá de que tudo estará correto para você não passar por nenhum perrengue desnecessário.

É realmente desgastante planejar cada detalhe, dia e hora do percurso, mas este trabalho será revertido em muito mais horas de mente tranquila e descansada para aproveitar o que a viagem tem a oferecer.

2 – Não faça uma mala grande

Levar uma bagagem grande e cheia de apetrechos não vai ajudar em nada. Ao contrário: empacotar muitos objetos só vai atrapalhar, principalmente se a viagem passar por mais de um destino. Isso porque o peso da mala faz muita diferença durante os momentos de locomoção.

Além disso, o tamanho das bagagens pode influenciar no valor que você pagará na hora de embarcar no avião, já que as companhias costumam ter um limite para o peso das malas. Quando o objeto ultrapassa essa medida, uma taxa é cobrada.

A solução é levar pouca roupa, utilizá-las mais de uma vez durante a viagem e, se possível, lavá-las durante o período. Outra alternativa é ir comprando vestimentas ou outros objetos que você for precisando ao longo do tempo. Essa opção, entretanto, é muito mais custosa.

3 – Não gaste seu dinheiro logo no início

É realmente muito difícil economizar quando viajamos, mas aguente firme e não caia em tentação! Gastar pouco nos primeiros momentos de uma viagem longa vale a pena e é o segredo para poder apreciar de tudo um pouco por mais tempo.

E lembre-se: não existe nada pior do que chegar no final das férias e não ter dinheiro para mais nada e ficar passando necessidade nos últimos dias. Por isso, divida os seus gastos diariamente ou por semana e nunca ultrapasse o limite estabelecido. Em momentos como este, portanto, planejamento e controles são fundamentais.

4 – Escute o seu corpo

Viagens longas ou que passem por muitos destinos de uma só vez podem ser bastante cansativas. Entretanto, como nem sempre viajar é barato e simples, insistimos em permanecer curtindo, aproveitando e explorando por cada segundo da viagem e não paramos para descansar direito.

Não reconhecer os limites do corpo pode ser perigoso e desencadear problemas de saúde sérios. Portanto, no momento em que você se sentir cansado, o ideal é parar imediatamente e respeitar os seus próprios limites físicos. É melhor curtir mais vagarosamente, do que não curtir de forma nenhuma, porque ficou doente. E, no final das contas, sempre dá tempo de visitar e fazer as experiências mais importantes da sua lista de viagem!

5 – Não fique parado

Essa dica pode parecer o oposto da anterior, mas não é bem assim. Às vezes, durante viagens longas, o turista (principalmente aqueles que viajam sozinhos) pode sofrer com a preguiça ou a rotina que, inevitavelmente, adquirimos quando ficamos por um tempo mais extenso em um só lugar.

Caso isso aconteça, não só lembre-se de descansar. Saia sempre que possível, levante cedo, programe passeios novos e esteja sempre explorando uma parte diferente da cidade, região ou país de visita.

____________________________________________________

Gostou das nossas dicas?

Antes de fazer uma viagem para o exterior, não deixe de fazer uma cotação de moeda estrangeira no BoaTaxa. Nele você compara as cotações que estão sendo praticadas nas casas de câmbio da sua cidade e garante o melhor preço do mercado!

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.