Tudo o que você precisa saber para levar dólar em espécie para o exterior

Dolar

Quando viajam para fora do país, muitos brasileiros preferem levar dólares em espécie – principalmente se o intuito da viagem está relacionado a fazer compras. Porém, as dúvidas em relação a burocracia desse tipo de procedimento são incontáveis. Quanto é permitido levar? A partir de qual quantia devo declarar? Se eu precisar declarar, como funciona este processo?

Calma! Todas as suas dúvidas serão esclarecidas a partir de agora. Está pronto(a)? Continua a leitura!

Quais as principais vantagens de se viajar com dinheiro em espécie para o exterior?

Vantagens para se viajar com dinheiro em espécie para o exterior é o não faltam. Listamos as 4 principais:

  • De todos os meios de pagamento, esse é o que possui o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) mais baixo. Para se ter uma ideia, nas transações feitas via cartão de crédito a taxa do IOF pode ultrapassar os 6,38%;
  • Não precisa se preocupar com senhas e taxas bancárias;
  • Qualquer estabelecimento aceita compras em dinheiro;
  • Mais fácil controlar os gastos.

Existe limite de quantia?

Não há um valor limite. O que acontece é se você vai precisar declarar o montante ou não. A Receita Federal estipula como valor limite (não declarado) o valor de 10 mil reais. Qualquer quantia superior a essa deverá ser declarada através do e-DBV (Declaração Eletrônica de Bens do Viajante).

A declaração pode ser feita das seguintes maneiras:

Basta entrar no site da Receita (ou no aplicativo), preencher a e-DBV; pagar a DARF (Documento de Arrecadação de Receita Federal) caso seja o quase necessite recolher impostos e, no momento do embarque e desembarque procurar os seguintes guichês:

  • “Bens a Declarar”
  • “Nada a Declarar”(caso a quantia seja inferior a 10 mil).

A regra é válida para quem está saíndo ou entrando em território nacional. Vale ressaltar ainda que essa regra se aplica a qualquer meio de transporte: aéreo, terrestre e marítimo.

Quais cuidados devo tomar?

Basicamente os mesmos que você já toma no seu dia-a-dia. Uma boa ideia é distribuir a quantia em pequenos pacotes, assim, caso ocorra um roubo, seu prejuízo será bem menor. Outras ótimas dicas são:

  • Usar doleiras (pochetes fininhas) por dentro da roupa;
  • Na hora de tirar o dinheiro, cheque se não há ninguém de olho e tenha cuidado para as notas não caírem;
  • Antes de fazer o câmbio, confira as cotações de diferentes casas de câmbio com boa reputação. O BoaTaxa pode ser um ótimo aliado;
  • Estipule a quantia que irá gastar e faço o câmbio de acordo com os dias ou semanas de viagem. Estime uma quantia a qual se sinta seguro(a).

E se eu decidir não declarar meu dinheiro?

Bem, não declarar a quantia que está com você pode acarretar em uma série de problemas sérios. Além do montante ser apreendido (não sendo devolvido, posteriormente), você pode responder a sanções legais com aplicação de pena e tudo. Sendo assim, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

No destino escolhido é necessário declarar o dinheiro também?

Bem, tudo vai depender do destino escolhido. Nos Estados Unidos, por exemplo, ao chegar ou sair com mais de U$10 mil em dinheiro (equivalente a, mais ou menos, 40 mil reais) em espécie por família, a declaração às autoridades se faz necessária.

Dólar, euro ou libra? Qual moeda comprar?

A dúvida de fato é cruel, porém, é melhor que você compre a moeda de acordo com o destino. Dessa forma, você evita perder dinheiro fazendo conversões extras.

Se o seu destino não for os Estados Unidos (dólar), o Reino Unido (libra) ou a Europa (euro), o ideal é avaliar se vale a pena trocar a moeda local ainda no Brasil ou levar essas moedas “mais fortes” para trocar somente no destino final.

A diferença entre dólar comercial e dólar turismo

Ainda sobre “moedas fortes”, muitas pessoas não entendem muito bem o preço da moeda norte-americana pois, geralmente, o valor divulgado é o do dólar comercial utilizado como referência para transações comerciais, ou seja, não envolvem o cliente final.

Já o dólar turismo é utilizado nas compras no exterior e costuma ser mais caro graças ao acréscimo do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) entre outros tipos de custos. Assim sendo, nossa dica é que você acompanhe os preços do dólar turismo para ir se familiarizando com a cotação e planejar o melhor momento para comprar a moeda.

Moeda latino-americana

Moedas com menor circulação, como o peso chileno, por exemplo, nem sempre são encontradas com facilidade em casas de câmbio brasileiras, mas é possível. As cotações, no entanto, não costumam ser as mais favoráveis. Sendo assim, algumas vezes vale a pena comprar dólares no Brasil e fazer as trocas no país de destino aos poucos.

Como faço o câmbio?

Para garantir a sua segurança, o ponto mais importante é se certificar de estar fazendo sua operação em uma Instituição habilitada a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central do Brasil. Este órgão impõe normas bem rígidas que são inspecionadas de perto. Assim, não existe o risco de ser enganado (a).

Já para garantir o melhor câmbio, faça uso de comparadores de cotações online, como o BoaTaxa. Por meio deles, é possível encontrar o melhor preço praticado entre as casas de câmbio próximas a você, registrar a operação online e ainda escolher por retirar o valor nas lojas físicas ou receber via delivery em casa.

_______________________________________________________

 

Gostou das dicas? Conseguimos sanar todas as suas dúvidas em relação ao assunto? Conte para a gente!

 

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.