4 destinos pelo mundo para visitar antes que desapareçam

Pesquisas e estudos científicos apontam: o aquecimento global é real e uma questão muito mais preocupante e próxima do que imaginamos. Este problema, aliás, promete ser bastante perturbador para o nosso cotidiano, mas também para o turismo e para onde visitamos nas nossas férias.

Veja, abaixo, quatro lugares que é necessário visitar, antes que seja tarde demais:

Grande Barreira de Coral, Austrália

Grande barreira de corais, australia

O maior sistema de coral do mundo tem mais de 2.200 quilômetros, pode ser visto do espaço e atrai turistas interessados em mergulho. É considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e conta com uma diversidade enorme de corais, peixes e moluscos. Porém, infelizmente, está ameaçado.

Desde a década de 1990, estudos apontam que a temperatura e a acidez da água na região têm aumentado, devido ao aquecimento global e a poluição do oceano. Este problemas fazem com que os corais morram, em um processo conhecido como “branqueamento.” Quando isso acontece, todas os seres vivos ligados ao sistema do coral acabam morrendo também.

Veneza, Itália

Veneza, Italia

Uma das principais consequências do aquecimento global é o derretimento das geleiras nos dois pólos do planeta, o que contribui para o aumento do nível do mar, rios e afluentes. Por isso, muitas cidades costeiras, principalmente aquelas abaixo do nível do mar, estão ameaçadas.

Uma dessas cidades é Veneza, famosa justamente por causa dos seus românticos canais e gôndolas. Devido ao aquecimento, a cidade está com sérios riscos de afundar, ou melhor, ser inundada. No final de 2018, inclusive, Veneza teve uma das piores inundações da sua história, com o aumento de 1,5 metro além do seu nível usual.

Mar Morto

Mar Morto

O Mar Morto, considerado sagrado por algumas religiões e um verdadeiro ímã de turistas que procuram tranquilidade e spas, está ameaçado. Todos os anos, a sua área diminuiu cerca de 1,2 metros. Nas últimas seis décadas, já perdeu 1/3 do seu tamanho original. De acordo com estudos desenvolvidos, acredita-se que o Mar Morto pode desaparecer completamente até 2050.

Este desastre é advento de três motivos. O aquecimento global é um deles, já que afeta as temperaturas locais, que já são altas, e acelera a seca das águas do lago. O outro motivo é a obtenção de água do Rio Jordão, que alimenta o Mar Morto, mas também é a única fonte de água doce na região. Além disso, a captação de potássio por algumas indústrias no local também favorece este problema.

Alpes

Alpes, Austria

O aquecimento global não está agindo somente no pólos do planeta, contribuindo com o derretimento das geleiras. Esse processo também afeta o acúmulo de neve e gelo no alto de montanhas, que derretem e vão parar nos rios e lagos. Um dos locais desse tipo mais afetados, mas também mais turísticos, são os Alpes.

Esta cadeia de montanhas, de quase 300 mil quilômetros, corta o sul da Europa. A região é conhecida pelos turistas devido à prática de esportes de inverno, além de ser um reduto de hotéis de luxo, que oferecem costumes e gastronomia típicas e inspiradas nas baixas temperaturas. Entretanto, devido ao aquecimento global, todas essas práticas estão ameaçadas, já que a neve está derretendo cada vez mais rápido, todos os invernos, e é preciso subir sempre mais alto para se deparar com ela.

O problema já é tão grande e preocupante que hotéis e o comércio, que se espalham pela região alpina, já estão procurando alternativas para substituir as atividades características do inverno.

_________________________________________________________

Antes de embarcar para um desses destinos incríveis, não deixe de fazer uma cotação da moeda local no BoaTaxa. Nele você compara os valores praticados por diversas casas de câmbio em tempo real e economiza de forma inteligente.

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.