Os melhores aplicativos de celular para planejar a sua viagem

 

Não tem nada melhor do que o cheiro de um guia de viagem.

Não há nenhuma sensação mais perfeita do que aquela de passar os dedos sob um papel de revista.

Não existe maior alegria do que abrir um mapa e ver as infinitas alternativas de rotas e roteiros.

Mas esses tempos ficaram para trás.

Por mais que todas essas sensações sejam realmente muito boas, não tem como desbancar a praticidade que objetos eletrônicos oferecerem.

Ainda mais, quando há uma boa conexão com a internet e um mundo de possibilidades se torna disponível.

Hoje em dia, ser um viajante significa estar conectado.

Por isso, separamos algumas indicações de APP para você instalar no seu celular ou tablet, que revolucionarão o modo de planejar viagens:

Para ajudar naqueles momentos de crise:

Para que andar com um kit de sobrevivência, quando existe o SAS Survival Guide?

Este aplicativo é especialmente interessante para os viajantes que adoram acampar, se jogar na natureza e percorrer lugares remotos.

Ele oferece dicas básicas de sobrevivência, como fazer fogo, se comunicar através de código Morse e construir um abrigo, tudo através de imagens, vídeos e testes bem explicativos.

É disponibilizado tanto para o sistema operacional iOS (dos aparelhos da Apple), como para Android.

Além disso, nunca mais existirá um smarthphone (iOS ou Android) desconectado na face da Terra se depender do Wiffinity.

Através da localização, o aplicativo oferece uma lista de senhas de redes wi-fi disponíveis na região que o viajante se encontra.

Esse catálogo está constantemente crescendo e sendo atualizado, já que é feito é disponibilizado pelos próprios usuários do app.

Porém, para crises mais emergenciais existe o Flush.

Como seu próprio nome indica (“descarga”, em inglês), este aplicativo auxilia o usuário e viajante a encontrar o banheiro mais próximo.

Através do GPS, o app consegue localizar qualquer um dos mais de 190 mil toilettes cadastrados. Aliás, ele salva do aperto tanto os usuários de iOS, como Android.

Para encontrar os melhores lugares e atrações:

Entre os aplicativos que oferecem uma vasta gama de restaurantes e atrações no geral, há dois muitos interessantes.

Yelp funciona através de uma rede de dicas colaborativas, deixadas pelos próprios usuários e viajantes. Já o Swarm(em conjunto com o Foursquare) funciona quase como uma rede social.

Neste app, é possível fazer check-ins, juntar moedas, ganhar adesivos e ainda ver e realizar comentários sobre os locais que foram visitados. O mais legal é que os amigos podem acompanhar tudo.

Fieldtrip é uma opção para aqueles turistas que desejam afunilar sua busca por atrações de acordo com um tema, como arquitetura, lugares históricos, compras e restaurantes.

Através da localização do usuário, o AroundMe oferece uma lista dos mais variados tipos de locais ou serviços da região.

Nele, é possível achar restaurantes e shoppings, mas também farmácias, postos de gasolinas e, até, pontos de táxi!

Para a felicidade das mamães e dos papais, existe um aplicativo de dicas de lugares especializado em crianças.

O Yugglerexiste somente para iOS, mas é ideal para os adultos que precisam encontrar locais com várias atividades e que entretenham os pequenos.

Para se locomover com mais praticidade:

O MAPS.ME e o CityMaps2Go são duas opções muito similares, que foram pensadas para nunca deixar o usuário na mão e o salvar de se perder mundo afora.

Estes apps proporcionam ao viajante a possibilidade de baixar os mapas que ele pode precisar durante a viagem, para que se tenha acesso livre até mesmo em modo offline.

Inclusive, há outro aplicativo, o MetrO, que fornece o mesmo tipo de serviço, só que para todas as linhas e rotas de transporte público.

Para se comunicar sem enrolação:

O clássico dos clássicos, o Google Translate é um dos apps mais importantes de um viajante.

Funcionando do mesmo modo da versão desktop, o aplicativo consegue traduzir palavras, frases e expressões entre mais de 100 línguas, mesmo com o telefone em modo offline!

Além disso, o app ainda conta com o recurso visual.

Nele, o usuário apenas aponta a câmera do celular para alguma palavra (com placas de rua ou de sinalização, isto é ótimo!) e, voilà, a tradução aparece automaticamente.

Para decolar com estilo:

O aeroporto pode ser um dos locais mais estressantes de uma viagem.

Correria e complicações deixam qualquer viajante nervoso. Para tentar remediar um pouco essa situação, há um aplicativo chamado FlightAware.

Nele, o usuário consegue acompanhar e rastrear qualquer voo ou avião em tempo real.

O GateGuru, como o nome já indica, é realmente um guru – um ser de profundo conhecimento.

Sua inteligência é tanta que ele consegue, até mesmo, saber e disponibilizar um mapa com todos os detalhes e locais do aeroporto, como portões de embarque, banheiros e restaurantes.

Para organizar o dia e a noite:

Este tipo de aplicativo de viagem é um dos mais populares.

Existe uma infinidade de apps que ajudam a realizar a reserva de uma hospedagem ou dos mais variados serviços.

Entre a multidão, porém, há dois que se destacam justamente por oferecer um serviço diferenciado.

Através dos dados contidos nos e-mails do usuário (para isso a pessoa precisa dar autorização), o TripIt consegue montar um itinerário com os horários e o passo a passo de várias atividades e reservas ao longo da viagem.

E o melhor: além de ser acessível de qualquer sistema operacional, ainda é de graça!

Já o Hotel Tonight é um aplicativo que ajuda tanto os turistas, quanto os hoteleiros. Através de um sistema de localização, o app consegue apontar quais as hospedagens, perto do usuário, têm quartos com diárias em promoção naquele exato momento.

Dessa maneira, o viajante economiza e os hotéis lucram. Mas fique esperto: as acomodações costumam sair rapidamente!

Para descomplicar a arrumação da bagagem:

Arrumar a mala pode ser uma das tarefas mais difíceis da preparação de uma viagem (inclusive, temos um post só sobre isso).

Porém, até essa tarefa mundana ganhou um facilitador virtual!

Custando US$ 0,99 e disponível somente para o sistema iOS, o Suitcases é um aplicativo que auxilia o viajante a organizar sua bagagem do jeito mais eficiente possível.

Utilizando o tipo de viagem que a pessoa vai fazer como base (praia, campo, cidade), o app oferece uma lista de objetos imprescindíveis, evitando que o usuário esqueça algo essencial.

Para facilitar na hora da conta:

Uma das maiores dificuldades da vida (não só das viagens!) é chegar ao exato valor de uma conta que deve ser dividida entre várias pessoas.

É uma enrolação, uma bagunça e alguém sempre sai no prejuízo.

Para resolver esse tipo de problema, existe o Splitwise, um aplicativo que faz a divisão de qualquer espécie de despesa do jeito mais prático para a situação e para o tipo de conta.

Além disso, ele serve também como um organizador de valores, dando ao usuário a oportunidade de controlar seus gastos. Este app está disponível tanto para iOS, como para Android.

Para deixar as compras mais fáceis:

Durante uma viagem internacional, o momento reservado para as compras é sempre um frenesi, com muita pressa e correria envolvida.

Entretanto, também é uma ocasião que requer muita atenção, concentração e precisão para não cometer o erro de levar algum produto que seja do modelo errado ou do tamanho incorreto.

Para episódios como esse, há dois apps muito interessantes no mercado.

Um deles é o Right Size, um aplicativo que auxilia os viajantes a compreender e a encontrar a numeração certa de vários tipos de roupa e calçados, tanto femininos, como masculinos e infantis, em vários países pelo mundo.

Entre as opções de destinos oferecidos, há os Estados Unidos, toda a Europa (inclusive o Reino Unido), o Japão e o Brasil.  Entretanto, este app só está disponível para iOS e custa $ 1,99.

Para os usuários Android, há o ConvertMe!, que oferece o mesmo serviço do Right Size, só que com alguns aditivos.

Ele também oferece uma calculadora de gorjetas, o valor de moedas e a conversão correta de medidas de área, volume e velocidade.

Este aplicativo é disponível para viagens aos EUA, Canadá, Europa, Japão, China ou México.

__________________________________________________________________________________________

Gostou das nossas dicas? 🙂

Na hora de fazer uma viagem para o exterior, não deixe também de fazer uma cotação de compra de moeda no BoaTaxa – O mais completo comparador de câmbio do Brasil.

Compare o preço de 21 moedas em diversos estabelecimentos e pode fechar a sua operação online com a corretora escolhida.

Aproveite!

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.