Conheça algumas das lembrancinhas de viagem mais típicas que existem

Uma das atividades mais gostosas de uma viagem é adquirir pequenos objetos ou lembrancinhas para nós mesmos ou para familiares e amigos. Para você que adora trazer e dar presentes, descubra, abaixo, alguns dos souvenirs mais típicos (e bonitinhos!) do mundo:

Rússia: Matrioskas

Matrioskas

As típicas bonecas russas são provavelmente um dos souvenirs mais famosos do mundo. Isso porque as matrioskas são muito tradicionais no país e evidenciam a cultura camponesa russa, através da arte do artesanato.

Esse brinquedo é constituído por várias bonecas de madeira, geralmente seis ou sete, de tamanhos variados, que se encaixam umas nas outras e abrem para revelar outra boneca menor dentro. Elas são pintadas com motivos campesinos e simbolizam a fertilidade e a maternidade.

Portugal: Galos de Barcelos

Galo de Barcelos

Uma lembrancinha bastante diferente e um tanto excêntrica, os Galos de Barcelos são típicos de Portugal e um dos símbolos do país. O objeto simboliza, de acordo com a população cristã lusitana, um milagre que teria ocorrido na cidade de Barcelos.

Segundo a lenda, um homem estava para ser condenado à morte por um crime que não tinha cometido, quando um galo, que se encontrava assado sobre a mesa do juiz, teria levantado e cantado. A autoridade, então, considerou o ocorrido como uma intervenção divina, voltou atrás na sua decisão e soltou o acusado.

Hoje em dia, estes galos são encontrados por igrejas por todo o país. Além disso, são feitos de barro, tem diversos tamanhos e formatos e contam com as cores de Portugal: vermelho, verde, preto e dourado.

Holanda: clogs

Clogs

Além dos moinhos de vento, o souvenir mais famoso da Holanda são os clogs (ou klompen). Trata-se de tamancos de madeira, que costumavam calçar a população camponesa e serviam de proteção para os agricultores. Com o tempo, devido ao som característico que faziam, esses calçados passaram a ser usados e muito associados a danças típicas.

Japão: Maneki Neko

Maneki Neko

Conhecido no Brasil como “gato que convida” ou “gato da sorte”, o Maneki Neko é um dos artesanatos típicos do Japão e um dos souvenirs mais levados para casa pelos turistas. É feito de cerâmica e conta com motivos e desenhos japoneses desenhados em sua extensão.

O objeto é caracterizado pela cor branca, o rosto sorridente e uma de suas patas levantadas, como se estivesse acenando, simbolizando boa sorte para quem o obtém. Caso a pata esquerda esteja levantada, o maneki neto promete atrair clientes. Já a direita atrai dinheiro.

México: catrinas

Catrinas

Feitas geralmente para comemorar o Dia dos Mortos, as típicas caveiras mexicanas, conhecidas como catrinas, são vendidas durante o ano inteiro a turistas que se encantam com a beleza e as cores do objeto, mesmo com a sua simbologia um tanto excêntrica, em homenagem a um ente querido que faleceu.

Como souvenir, o objeto ganha cores fortes e alegres, linhas e desenhos diferentes, característicos da cultura indígena do México. Essa positividade associada ao símbolo advém do fato de que, no país, a morte é vista como algo positivo e somente uma parte da vida.

Turquia: lâmpadas

Lampadas

Como representando do Oriente Médio, uma das lembrancinhas mais típicas da Turquia (além dos camelos e lustres) são as lâmpadas, associados aos gênios e à realização de três pedidos — sim, assim como no filme Aladdin. Muitos turistas adquirem esse souvenir justamente na esperança de ter seus desejos realizados, depois de esfregar o objeto.

_______________________________________________________

Gostou? Antes de embarcar para um desses destinos e trazer esses mimos de lembrança, não deixe de fazer uma cotação da moeda local no BoaTaxa.

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.