5 dicas de livros para quem ama viajar

Além de olhar paisagens, comer iguarias deliciosas, conhecer diferentes tipos de pessoas e visitar atrações históricas, ler também faz parte da experiência de viajar ao permitir que exploremos ainda mais as culturas locais. Fora isso, o principal e mais legal aspecto da literatura é poder nos transportar para diferentes épocas e regiões, sem que saiamos do lugar.

Assim, nesta matéria, separamos cinco livros que você pode usar de inspiração para organizar sua próxima viagem ou, então, carregar na sua mala para ler durante o passeio e mergulhar ainda mais nas culturas regionais.

1 – Pé na Estrada, de Jack Kerouac

Para aqueles que amam aventuras e adoram viajar, este livro é uma verdadeira bíblia. A história é baseada em fatos reais da vida do autor, entre 1947 e 1950. O enredo ostra uma viagem de carro que corta os Estados Unidos de leste a oeste e é repleto de drogas, bebidas, sexo, música e pessoas interessantes.

Tudo isso, claro, não é para qualquer um. Porém, o relato de viagem e o percurso são inspirações para um grande número de turistas. Muitos, inclusive, escolhem fazer exatamente a mesma rota (é possível encontra-la neste sitehttp://littourati.squarespace.com/storage/kerouac-files/kerouac_map.htm) ou, então, atravessar o território americano através de uma das quatro rodovias que cortam o país.

A mais ao sul é a Southern Pacific, que vai da Califórnia à Geórgia. Acima, tem a Loneliest Road, que sai do norte da Califórnia e acaba em Maryland, passando pelos desertos de Utah e Nevada, pelo Lago Tahoe e pelas Montanhas Rochosas. A The Oregon Trail, por sua vez, tem Oregon como ponto de partida e Massachusetts como linha de chegada. Já ao norte, a The Great Northern sai de Washington, passa por trechos do Canadá, e termina em Maine.

 

2 – Na Natureza Selvagem, de Jon Krakauer

Este livro não é o estereótipo da viagem alegre e cheia de pensamentos positivos. O percurso aqui não é só físico, mas também psicológico, de autoconhecimento.

A obra conta a história de Christopher McCandless, um jovem americano que resolve largar a sua vida e sua família para viver solitariamente no Alasca. A narrativa conta o seu planejamento, o percurso e a chegada ao destino final. Além dessa aventura, o volume ainda mostra relatos de outras pessoas que fizeram viagens parecidas ou tentaram se isolar da sociedade.

Christopher começou a sua viagem em Atlanta, perto da costa leste americana, onde ele acabara de terminar a universidade. No seu caminho rumo à costa oeste – primeiro de carro e, depois, a pé e de carona -, ele passou por paisagens como os lagos Mead e Tahoe e pelo Grand Canyon. Ele também percorreu grandes cidades, como Dallas, Houston, San Diego, Los Angeles, Las Vegas e Seattle.

Entre todos os locais que Christopher passou, porém, o que mais chama atenção dos turistas é a sua rota final, a Trilha Stampede, no Parque Nacional Denali, no Canadá. O percurso tem cerca de 60 quilômetros e é aconselhado para pessoas que já tenham um nível mais avançado em trilhas. Além disso, não é indicado percorrê-lo durante o verão, quando as geleiras derretem e o rio Teklanika enche.

 

3 – Um Ano na Provence, de Peter Mayle

Abandonar tudo para viver em uma casinha no sul da França. Esta é uma experiência que boa parte das pessoas estaria disposta a realizar sem nem pensar duas vezes. Foi exatamente isso que Peter Mayle e sua mulher fizeram e contaram neste livro.

A história é tão magnética que rendeu, a esta obra, o prêmio “Melhor Livro de Viagem”, no British Book Awards. O relato de um ano mostra muito da cultura francesa, as diferenças entre modos de vida da França e do Reino Unido e as surpresas que os dois encontraram – sem falar nas delícias gastronômicas e nas paisagens deslumbrantes da Provence e seus campos de lavanda.

 

4 – O Grande Bazar Ferroviário, de Paul Theroux

Muito se fala do famoso Expresso do Oriente, a antiga e rica ferrovia que conecta a Europa à Ásia próxima. Este Livro de Paul Theroux, porém, vai muito mais longe. Na sua viagem, o autor parte de Londres e chega até o Extremo Oriente, explorando não só as belas paisagens do caminho, mas também a vida das pessoas que ele encontra nos vagões dos trens.

Theroux começa viajando pela Europa, cortando a Itália, a Iugoslávia, a Bulgária e a Turquia. Depois, segue pelo Oriente Médio, através do Irã, Afeganistão e Paquistão. Ao chegar à Ásia passa pela Índia e fica impressionado com a pobreza da população.

No Extremo Oriente é onde a viagem começa a explorar territórios que, até então, ainda eram bastante desconhecidos para a maioria das pessoas. Paul passa pela Birmânia e segue pela Tailândia, Malásia, Cingapura, Camboja e pelos campos de arroz do Vietnã.

Ao chegar ao Japão, ele explora o território dos trens-bala e, ao retornar, segue pelo norte a bordo do Expresso Transiberiano, com as paisagens congeladas da então União Soviética.

 

5 – The Road to Oxiana, de Robert Byron

Publicado em 1937, este livro é considerado o percursor da literatura de viagem contemporânea. Em forma de diário de viagem, Robert Byron relata os seus dez meses de viagem através do Oriente Médio com o intuito de conhecer presencialmente as antigas riquezas arquitetônicas da região.

Robert começa seu percurso na ilha de Chipre, passando pela Palestina, Síria, Iraque, Pérsia, Afeganistão e terminando na Índia. Durante o caminho, ele utilizou diversos meios de transporte (inclusive, animais), sofreu de várias efemeridades, passou fome e enfrentou temperaturas extremas.

O interessante do relato, porém, é poder conhecer os tesouros desses países, principalmente com relação às particularidades de costumes e modos de vida da população que vivia nessa região na época. Além disso, muitos dos monumentos arquitetônicos descritos por Robert não existem mais atualmente, o que dá um tom de viagem no tempo e narrativa histórica para o livro.

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.