Seu voo teve overbooking, atrasou ou foi cancelado? Saiba o que fazer!

Overbooking, atraso e cancelamento de voo

Você planejou sua viagem durante meses, pesquisou diversos destinos, tarifas, melhor época do ano para ir… Na data do embarque, porém, ocorrem sucessivos erros referentes ao voo – overbooking, atrasos, cancelamentos. E agora? O que fazer quando tais imprevistos acontecem?

Descubra o que fazer diante de uma situação como essa através do guia completo que preparamos especialmente para você. Confira:

Atrasos / cancelamentos

Voos atrasarem ou serem cancelados é um clássico na vida de quem costuma viajar com frequência. Segundo a ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil), o atraso em voos, por exemplo, é problema mais comum enfrentado por viajantes de avião, seguido de cancelamentos. Veja quais são os principais motivos para ambos os problemas:

Mau tempo

As más condições meteorológicas como: ventanias, chuva, névoa ou neve prejudicam as decolagens e, muitas vezes, provocam o fechamento do aeroporto. Um aeroporto de portas fechadas, por sua vez, afeta toda a malha aérea causando atrasos e até mesmo cancelamentos de voo.

Manutenção de última hora

Manutenções não programadas em aeronaves são a segunda maior causa de atrasos em voos. Segundo levantamento realizado pela ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), cerca de 28% dos atrasos totais que ocorreram somente no ano passado foram causados por defeitos repentinos em aviões.

Ainda sobre manutenções feitas de última hora, outra causa muito frequente para atrasos em viagens áreas é a colisão com aves. Os animais podem ser sugados pelas turbinas ou se chocar contra a fuselagem e isso faz com que a manutenção não programada deve ser feita logo após o desembarque.

Conexões

Outra causa bastante comum de atrasos são as conexões para outras aeronaves. Quando há passageiros em outros voos atrasados e sua próxima conexão é a única disponível para eles prosseguirem a viagem, os pilotos devem esperar. Essa espera deve durar, no entanto, no máximo, uma hora.

O passageiro sumiu!

Parece piada, mas não é. Às vezes passageiros “somem” e acabam atrasando a decolagem das aeronaves. Isso porque nenhuma bagagem pode viajar desacompanhada. A medida é adotada para que o embarque de malas suspeitas – com bombas, entorpecentes ou armas – não ocorram.

Em relação aos motivos que levam o sumiço de um passageiro, opções não faltam: distração em lojas, na sala de embarque e não são raras as vezes em que a pessoa está perdida pelo aeroporto. Portanto, todo o cuidado é pouco neste sentindo, ok?

O que posso fazer em caso de voos atrasados / cancelados?

Seja lá qual for o transtorno ocasionado pela companhia aérea, todo passageiro deve procurar os atendentes das companhias aéreas no guichê de check-in, os atendentes que atuam no portão de embarque ou então solicitar assistência.

Para isso, tenha sempre sua documentação em mãos e, dependendo de cada caso, você poderá solicitar uma cópia dos comprovantes de compra das passagens.

Algum dos seus direitos enquanto passageiro / consumidor foi desrespeitado? Procure o SAC da companhia aérea, inicialmente. Caso seu problema não for solucionado, é possível registrar um processo junto à ANAC, através do telefone 163, no canal on-line ou em um dos Núcleos Regionais de Aviação Civil (NURAC).

Quais os meus direitos em caso de atraso ou cancelamento de voo?

Em casos como esse, são direitos do passageiro – que devem ficar a cargo das companhias aéreas:

  • Atualizar o passageiro a cada meia hora quanto à previsão da normalização dos serviços;
  • Informar imediatamente a ocorrência do atraso / cancelamento;
  • Oferecer de forma gratuita assistência material de acordo com o tempo de espera (internet, telefone, alimentação, hospedagem);
  • Oferecer reacomodação ou reembolso, com a escolha cabendo ao passageiro (no caso de transtornos que ultrapassem um período de 4 horas ou mais).

Overbooking

Você compra a passagem aérea e, no momento de viajar, não consegue embarcar, pois a aeronave possui mais passageiros do que lugares vagos. Que situação, hein? O nome disso é overbooking.

Isso ocorre porque as companhias aéreas vendem mais lugares do que o avião tem, se baseando em uma previsão de pessoas que desistem de embarcar. Acontece que às vezes esse calculo falha e nem todos que compraram o bilhete conseguem embarcar.

Quais são meus direitos em casos como esses?

Caso você não consiga embarcar porque o voo já está lotado, a primeira atitude por parte da companhia é colocá-lo(a) em outra aeronave. Além disso, todos os gastos referentes a alimentação, hospedagem (quando necessário) e transporte são de dever da empresa aérea. Caso você desista do voo, é direito seu receber o valor da passagem de volta. É importante ressaltar ainda que, em alguns casos, é possível pedir indenização.

Como evitar o overbooking?

A melhor maneira de se evitar essa situação desagradável é chegar ao aeroporto com antecedência. Se você fizer o check-in cedo, as chances de ficar sem um lugar são baixas.

Casos onde é possível solicitar o reembolso

  • Voos com atrasos superiores a 4 horas;
  • Cancelamentos ou interrupção de voos;
  • Desistência da viagem por parte do passageiro;
  • Embarque negado, conhecido como preterição do passageiro.

Como evitar transtornos

Alguns cuidados podem te ajudar a não ser surpreendido(a) de forma negativa durante o seu embarque. Veja alguns deles:

  • Um dia antes de sua viagem, verifique no site da companhia se o horário do voo não foi modificado;
  • Antes de sair de casa ou no caminho para o aeroporto, cheque a caixa de entrado do seu e-mail, pois é por meio dele que a companhia aérea irá avisá-lo sobre voos atrasados;
  • Preste atenção nos painéis de embarque;
  • Escolheu para viajar em véspera de feriado? Lembre-se que é comum que os voos fiquem mais lotados e que o tráfego aéreo aumente.
  • Verifique o histórico de cancelamentos e voos atrasados da companhia aérea também é uma ótima pedida.

Anotou tudo? Agora as chances de que aconteça algum desses problemas com você serão menores!

 

 

 

 

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.