Dicas para fazer Stories incríveis no Instagram durante viagens

O turismo está intimamente ligado à arte da fotografia. Ainda mais nos dias de hoje, com o advento das redes sociais, e o Instagram, em específico, o aplicativo das fotos de viagens por excelência.

Nos últimos anos, o Instagram deu um passo a mais nessa sua jornada fotográfica e lançou o Stories, uma ferramenta que permite postar fotos menos posadas, despreocupadas e descontraídas e que ficam apenas 24 horas para a visualização dos usuários. Isso tudo é perfeito para quem está viajando e não tem tanto tempo disponível para ficar editando as imagens constantemente — afinal, a viagem é para se curtir sem uma telinha na sua frente!

Além do mais, o Stories ainda permite a utilização de outros elementos visuais interessantes, como vídeos, filtros animados, gifs e opções de fontes para escrever frases sobre as imagens.

Instagram Stories

Abaixo, veja algumas dicas para caprichar na hora de gravar e postar os seus Stories:

  • Imagens

Uma das técnicas mais interessantes para se publicar bons Stories é tentar manter uma coerência entre as imagens postadas. Por exemplo, postar na ordem dos seus passeios e, assim, tentar montar e apresentar uma “história”, de fato, para seus seguidores. Isso é muito relevante para quem está viajando, justamente porque a ordem dos lugares visitados geralmente tem uma razão, um roteiro por trás. Se quiser, vale a pena, de fato, tentar contar através das fotos a intenção por trás do roteiro, utilizando a ferramenta de escrita oferecida pelo Instagram.

Com relação à foto em si é muito importante lembrar de posicionar o celular (e a sua câmera, por consequência) em pé, já que o Instagram privilegia imagens na vertical. Ainda considerando o estilo do próprio aplicativo, o Stories costuma cortar as margens da foto, então não se esqueça que, se você selecionar uma imagem de fora do Instagram para postar, muito provavelmente parte dela ficará de fora. Então, lembre-se de não deixar nenhum elemento muito importante da fotografia perto das suas beiradas.

  • Filtros

Outra alternativa que funciona muito bem é utilizar sempre os mesmos filtros, para que as imagens apresentem uma coerência visual. Quem usa muito o Instagram (ou qualquer outro aplicativo bem imagético) já deve ter reparado que, quando as fotos têm tons que combinam entre si, torna-se muito mais agradável olhar as imagens e os usuários ficam mais tempo olhando e interagindo com o conteúdo postado. Isso, inclusive, vale tanto para os Stories, quanto para o seu feed usual do Instagram.

Além disso, utilizar os mesmos filtros e tons ou editar as fotos sempre da mesma maneira também dá uma “personalidade”. Ou seja, uma “cara” que os seus seguidores automaticamente associam a você — uma verdadeira persona virtual.

  • Localização e tags

A localização é algo de extrema importância no Instagram (tanto no Stories, como no feed), porque insere a sua foto ou vídeo no universo que pertence. Em outras palavras, coloca a sua mídia no mapa, literalmente.

No Stories, quando o usuário adiciona a localização, a imagem vai parar no Stories do próprio lugar. Por exemplo, caso você procure “Paris” na ferramenta de busca do Instagram, no lado esquerdo superior aparecerá uma bolinha, que reúne todos os Stories postamos com a localização da capital francesa nas últimas 24 horas. Assim, usuários que não conheceriam o seu Instagram podem ver a sua foto.

Essa opção ainda funciona bem com as tags (ou “#”, as hashtags), que também classificam e inserem as mídias em seus próprios universos e locais.

Por essa mesma razão é interessante marcar o Instagram da pessoa que está na foto ou no passeio com você. Dessa forma, você conecta todos os elementos e ainda oferece a oportunidade de outros seguidores conhecerem outra pessoa e ainda dá a chance do seu amigo (ou amiga) inserir a imagem no próprio Stories e, assim, os seguidores dele também podem conhecer o seu perfil.

  • Vídeos

Os vídeos são interessantes porque dão mais vida e movimento ao Stories e torna a experiência do usuário que assiste mais interessante. Todos os elementos utilizados nas imagens estáticas também valem para os vídeos, como os filtros, a localização e as tags. Porém, esta mídia têm algumas especificidades.

Por exemplo, é importante considerar que os vídeos no Stories geralmente são vistos com menos qualidade do que aquela que você originalmente gravou e postou. Por isso, considere este problema na hora de postar vídeos que mostram coisas difíceis de enxergar, como em lugares escuros ou que exigem leitura de algo.

Também é importante lembrar que vídeos muito agitados ou com luzes muito fortes atrapalham e incomodam os usuários que assistem. Isso porque o Stories muda automaticamente de uma foto para a outra, então um vídeo com imagens muito rápidas ou luzes intensas pode incomodar e tornar a experiência visual desagradável.

  • Gifs

Esta opção oferecida pela Stories é a oportunidade que você tem de brincar, se aventurar e tornar a sua imagem mais divertida. Os usuários costumam gostar muito de gifs de frases ou figuras em movimento que brinquem com a imagem apresentada. Tente fazer piadinhas ou utilizar gifs expertos.

Também é possível utilizá-los somente para fazer um charme. Por exemplo, utilizar setas (procure em inglês, “como arrow”) para indicar lugares ou elementos que você deseja que o usuário note na foto.

Apesar de muito legal, é necessário pensar em duas questões quando o assunto são os gifs dos Stories. A primeira a se considerar é a quantidade. Nada de utilizar muitos gifs de uma só vez. Isso polui a imagem e incomoda o usuário, do mesmo jeito que os vídeos com muito movimento e luzes intensas, como mencionado acima.

Já a segunda questão é a qualidade. Quando postamos uma foto com um gif, essa imagem automaticamente se torna um vídeo, pelo Instagram, e a qualidade cai (como também dito no item acima). Por isso, é interessante pensar duas vezes se vale a pena utilizar o gif, caso o usuário não consiga mais enxergar propriamente a imagem exibida.

  • Fontes e comentários

Comentários feitos nas suas imagens, escritos por você, são um toque muito especial e interessante. Raramente esse elemento incomoda os usuários, já que costumam ser utilizados com parcimônia. Escolha a fonte mais apropriada, que combine com a imagem apresentada, e não se esqueça de decidir por uma cor que seja vista com facilidade pelo usuário e não se confunda com o fundo.

Aqui também vale criar uma identidade pessoal. Caso seja possível, utilize sempre as mesmas fontes e cores para que você sempre seja associado a elas. Crie o seu estilo próprio.

No caso, também é interessante, quando der, utilizar a ferramenta de desenho para escrever algo com uma letra mais rústica e bonita, mas também para ilustrar algo, como corações e flechas, por exemplo. Isto cria detalhes que os usuários acham interessantes e gostam de ver. Como dito anteriormente, criam uma experiência visual que agrada e atrai o usuário de volta para o seu perfil.

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