Dicas e truques para ajudar quem tem medo de avião

Viajar é uma das melhores coisas da vida e, dependendo do destino escolhido, o avião é a única forma de chegar.

Todo mundo tem medo de algo. Uns tem receio de animais peçonhentos, outros temem lugares fechados ou o escuro. No caso da fobia de avião, a situação é um pouquinho mais complicada, porque envolve várias razões e fatores diferentes.

Uma aeronave é um local fechado, que está voando a quilômetros do chão, em alta velocidade. Além disso, aviões podem parecer um tipo de transporte frágil ou, então, muito pesado para voar.

A verdade, entretanto, é que o que chamamos de “medo de avião” pode ser o reflexo de outros receios. O passageiro pode ser claustrofóbico, ter medo de voar, de acidentes ou, simplesmente, de altura.

Portanto, não é do avião em si que as pessoas temem. São outros fatores, os quais o passageiro nem sabe ou não entende. Por isso que, quando sentimos medo, temos a impressão de que é um sentimento irracional e completamente incontrolável.

Apesar dessa sensação, existem truques que ajudam a controlar e a melhorar esta situação. Aperte os cintos e descubra alguns deles:

ANTES DO VOO

Conheça o avião

Pode acreditar: o avião é um dos meios de transporte mais seguros que existe. É menos perigoso que carros, bicicletas e, até, elevadores! Por isso, antes de embarcar, é interessante pesquisar sobre o assunto para entender e conhecer como as aeronaves realmente funcionam.

Estudar sobre acidentes não é muito indicado, porém, também é uma forma de compreender como eles são grandes exceções. Para um ter ocorrido, vários problemas diferentes devem ter acontecido de uma só vez (erro humano, mais falha dos instrumentos, mais uma dose de muita má sorte) e a chance de isso se repetir é sempre muito pequena.

Escolha o assento

O lugar que o passageiro sentará pode afetar toda a sua experiência de voo. Para aqueles que têm medo de lugares fechados, o mais indicado é se acomodar perto da janela. Dessa forma, a pessoa sempre lembrará que existe um mundo lá fora e que está tudo bem.

Caso o temor seja de altura ou de voar, o indicado é que o viajante tente esquecer que está dentro de um avião. Portanto, nada de admirar a vista! Acomodar-se no corredor, permite ao passageiro focar e interagir com o lado de dentro da aeronave, ignorando os fatores externos.

DURANTE O VOO

Distraia-se

A programação de bordo, exibida nas pequenas telas individuais, pode ser uma verdadeira benção. Consumir o que é oferecido ali é a melhor maneira de se distrair – principalmente, durante turbulências.

Além disso, é interessante levar suas próprias distrações, como livros, jogos e música. Uma opção é baixar games bem distrativos no smartphone ou tablet, que possam ser jogados em modo offline.

Outro truque é fazer uma coisa de cada vez: ler, depois comer, só então ir ao banheiro e, em seguida, dormir. Essa técnica faz com que o passageiro tenha a impressão que o tempo está passando mais rapidamente.

Todas estas dicas são válidas, especialmente para viajantes solitários. Porém, aqueles que tiverem a sorte de ter uma companhia, não só podem, como devem se aproveitar dessa vantagem. Ter alguém para segurar a mão ou apenas para conversar faz toda a diferença.

Não se preocupe com as turbulências

É fácil falar, eu sei. Entretanto, no momento da turbulência, é necessário manter a calma, ser racional, respirar fundo e lembrar que está tudo bem, que esta é uma situação recorrente, que e que esse momento passará em breve.

As turbulências são episódios bem comuns durante os voos – principalmente nos internacionais – e estão fadadas a acontecer. Muito raramente estas agitações serão suficientes para fazer o avião cair – mesmo aquelas bem fortes. Além disso, tanto a aeronave, quanto o piloto e a tripulação são preparados para enfrentar esse tipo de circunstância.

__________________________________________________________________________________________

Gostou das nossas dicas?

Antes de embarcar em uma viagem internacional, não se esqueça de fazer uma cotação de moeda estrangeira no Boa Taxa. Nele, você compara o preço de 21 moedas em diversas corretoras de câmbio e encontra as melhores cotações do mercado. E o melhor, você pode finalizar a sua operação totalmente online com a corretora que escolher. Economize tempo e dinheiro de forma inteligente!

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.