O que é e como funciona a Taxa de Câmbio no Brasil

Entender como funciona o câmbio é de suma importância para os negócios e para a economia em geral. Por isso, nesse post abordaremos o assunto para você entender o que é a taxa de câmbio e como ela funciona no Brasil. Confira:

A moeda de um país, em última estância, é a representação da saúde daquela economia. Quando ela está forte e com ótimas perspectivas consequentemente aquela moeda valerá mais do que as moedas de outros países que estejam passando por dificuldades.

Pode-se dizer então que a taxa de câmbio possui um preço relativo entre a moeda nacional versus a moeda estrangeira.

Se você planeja fazer uma viajem para a Califórnia, por exemplo, ou comprar um produto importado dos Estados Unidos, você precisará de dólares, então estará demandando moeda estrangeira. Agora se um americano decide passar suas férias no Rio de Janeiro ele vai ofertar seus dólares para adquirir reais.

Isso nos mostra que existe um mercado de câmbio onde pessoas vão querer comprar dólares e outras vender. Dessa interação entre demanda e oferta temos a taxa de cambio. Mas, como é determinada a taxa de câmbio no Brasil?

Existem dois tipos de sistema de câmbio: o câmbio fixo e o flutuante.

Desde a criação do Plano Real, o país já implementou tanto o câmbio fixo quanto o flutuante. Veja as principais características deles:

Câmbio fixo:

A administração desse modelo foi adotada com destaque na época da implantação do Plano Real. Foi à base para o sucesso da “âncora cambial”, que tinha como alvo o controle da inflação.

O modelo consiste no governo atuando no mercado cambial para deixar o preço das moedas estrangeiras fixas, onde ele passa a ter autoridade monetária contra as forças do mercado.

Para deixar o Real valorizado em relação ao dólar, o Banco Central, permitiu que produtos estrangeiros ficassem baratos no Brasil. – Um fator que contribuiu bastante para o controle inflacionário.

Câmbio flutuante:

Nesse regime as forças de oferta e demanda por moedas estrangeiras determinarão o preço do câmbio. Com isso, o governo não deverá interferir no funcionamento do mercado cambial. – uma vez que ele é autorregulado pelo conceito de ‘’ mão invisível’’ proposta pelo filósofo e economista britânico, do século XVIII, Adam Smith.

O que acontece então é que quando a procura por dólares no Brasil cresce o preço do dólar no Brasil também sobe, o que significa que taxa de câmbio aumenta e ocorre a desvalorização cambial.

Já quando o Real é preferência frente ao dólar, acontece o oposto, ou seja, uma diminuição na taxa de câmbio, que é a valorização cambial.

Desde 1999 o câmbio no Brasil é flutuante com intervenção do governo. Ou seja, passou a oscilar de acordo com a oferta e demanda, porém com algumas ações do Banco Central, fazendo intervenções pontuais para proteger o mercado de variações bruscas e ajustar distorções.

O BoaTaxa é a sua plataforma segura, prática e eficiente de encontrar as melhores taxas de câmbio com o profissionalismo de quem têm anos de experiência no segmento.

Com o nosso comparador de taxas de câmbio você encontra os melhores valores de moedas estrangeiras entre diversas de casa de câmbio – BoaTaxa.

Aqui você compara moedas de outros países online no conforto da sua casa e sem burocracia! Acesse nosso site e experimente!

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.