Entenda a diferença entre dólar turismo e dólar comercial

Se você acompanha dados financeiros de jornais, revistas e TV, provavelmente já se deparou com diferentes tipos de cotações para o dólar. Mas você sabe qual a diferença entre o dólar turismo e o dólar comercial e como utilizar a cotação correta de acordo com a sua necessidade?

Dólar comercial é o valor que o mercado estabelece para as grandes movimentações financeiras de entrada e saída, realizadas por meio de importação e exportação por parte das empresas brasileiras. Este valor é definido pela lei da oferta e procura de dólares no mercado e é onde o Banco Central intervém para manter uma certa estabilidade da moeda e um valor que seja positivo para nossa balança comercial.

Já o Dólar Turismo é aquele utilizado em cotações de compra sempre quando vamos para o exterior e que é usado para cobrir gastos como emissão de passagens, transações de turismo no exterior, débitos no cartão internacional e compra de moeda em casas de câmbio, ou seja, é a definição de todos os gastos que fazemos no exterior.

Agora que você já sabe a diferença entre eles, vamos esclarecer outra dúvida comum quando falamos desses tipos de cotação: Por que o dólar turismo é mais caro que o dólar comercial?

Para comprar ou vender o dólar turismo é necessário ter o dinheiro em mãos, e o fato destas operações serem realizadas com dinheiro em espécie, consequentemente resulta em maiores custos para as casas de câmbio e bancos que precisam arcar com gastos de transporte, manutenção e seguro para caso de roubo. Enquanto isso, as transações do dólar comercial são feitas apenas por contrato, de forma eletrônica.

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.