Como comprar dólar e outras moedas estrangeiras com segurança

Comprar dolar

Viajar é, inicialmente, planejamento. Para que tudo saia de acordo com o planejado – ou o mais próximo disso – é preciso se atentar a cada detalhe. O primeiro é, sem dúvidas, a quantia que será investida na viagem. Principalmente em relação ao valor que será levado. Para isso, os viajantes que estejam embarcando para viagens internacionais, devem saber tudo sobre como comprar dólar e outras moedas estrangeiras com segurança.

Mesmo porque, na hora de entender como funciona o câmbio, é comum surgirem diversas dúvidas. Quais documentos levar na hora da compra? Câmbio de turismo ou comercial? Qual a melhor maneira de comprar moedas estrangeiras? Entre outras perguntas.

Pensando em uma forma de sanar essas e outras questões, preparamos um pequeno guia de como comprar dólar ou outras moedas estrangeiras com segurança para te ajudar nesta missão. Vamos nessa? Boa leitura!

Quais documentos preciso apresentar para efetuar a compra?

Geralmente, os únicos documentos solicitados pelas casas de câmbio são a Carteira de Identidade (RG) ou documento equivalente e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Entretanto, dependendo do valor da operação, algumas delas podem solicitar outros documentos como comprovante de residência, ficha cadastral e Imposto de Renda.

Caso você seja pessoa jurídica, será necessário apresentar o cartão CNPJ, a última alteração do contrato social, além de um cadastro junto à casa de câmbio de sua preferência. Vale ressaltar que algumas casas solicitam ainda o balanço da sua empresa e ficha cadastral dos sócios, caso tenha.

Turismo ou comercial: qual moeda estrangeira devo comprar?

Esta é uma dúvida bastante recorrente entre viajantes. Entretanto, quando se trata de viagem, a compra de dólar ou outra moeda estrangeira só pode ser realizada na cotação “turismo”. A confusão, porém, tem fundamento.

Ela ocorre porque é comum acompanharmos a cotação das duas modalidades na mídia, o que acaba dando a impressão de que a finalidade de ambas é exclusivamente para viagens. Quer saber de uma vez por todas qual a diferença entre as duas modalidades? Confira:

Câmbio turismo

O câmbio de turismo é usado, exclusivamente, em operações de “varejo”. Isso significa que essa é uma moeda estrangeira voltada somente para viagens e gastos relacionados a elas. Sendo assim, é essa cotação que você deve levar em consideração caso esteja planejando sua próxima viagem.

Câmbio comercial

No caso do câmbio comercial, a moeda estrangeira somente é utilizada na negociação entre empresas, geralmente para contratos de importação e exportação e em operações financeiras, como no caso de reservas internacionais de dólar.

Em outras palavras, o câmbio comercial é aquele que não poderá ser sacado em espécie a qualquer hora.

Como saber se a casa de câmbio que escolhi é de confiança?

É muito fácil saber se a casa de câmbio que você escolheu para comprar dólar ou outra moeda estrangeira com segurança é de confiança. Basta checar se a mesma possui certificação para operar no mercado de câmbio pelo Banco Central do Brasil.

Você pode fazer esta checagem no próprio site do BACEN através deste link.

Bate bola

1.   Use a internet ao seu favor!

No momento de pesquisar qual melhor cotação do dólar ou outra moeda se encaixa as suas necessidades, use a tecnologia a seu favor, ao invés de perder horas entre um telefonema e outro para as casas de câmbio.

Em sites e aplicativos, como o BoaTaxa, é possível comparar preços do dólar, por exemplo, com o de outras moedas estrangeiras, o que facilita na hora da transação. A internet sempre facilitando, hein?

2.   Vá comprando dinheiro aos poucos

Esta é uma dica muito importante! Caso sua viagem esteja marcada, prefira comprar dinheiro aos poucos, de preferência até um pouco antes do embarque. Dessa forma, é possível ter uma ideia do preço médio para cada cotação, pois saber qual o melhor dia para compra é uma missão quase impossível e, comprar tudo em um dia só, pode acabar fazendo com que você faça isso em um dia desfavorável.

3.   Prefira comprar a moeda oficial do país de destino

Muitos turistas têm a ideia equivocada de que o dólar é aceito em qualquer lugar do mundo. Acontece que em muitos países isso não acorre. Por isso, é importante ficar atento(a) a moeda oficial do país de destino. Assim, você não vai precisar trocar dinheiro novamente e ficar “refém” de novas taxas.

4.   Faça a troca do dinheiro antes da viagem

Seja precavido(a)! Prefira trocar a quantia antes da viagem do que no local de destino. Isso porque, além de ser mais difícil de achar casa de câmbio que aceitem real, você ainda estará sujeito a taxas muito mais altas do que as cobradas no Brasil.

5.   Se puder evitar o uso do cartão de crédito no exterior, melhor

Sabemos que um cartão de crédito facilita e muito em alguns momentos. Porém, quando utilizado no exterior, a fatura terá como base o valor da cotação do dólar no dia de seu vencimento e não do dia em que você utilizou seu cartão. Por isso, o melhor mesmo é usar dinheiro em espécie e evitar desagradáveis surpresas.

________________________________________________________

Curtiu nossas dicas? Tem alguma outra que você incluiria a esse artigo? Conte para a gente e até a próxima postagem!

 

 

 

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.