3 Principais Dúvidas sobre a Compra de Dólar e outras Moedas para Viajar

Preparar-se para uma viagem internacional é mais simples do que pode parecer. Após procedimentos básicos, como definir destino e comprar passagens, o próximo passo consiste em trocar dinheiro — seja a compra de dólar ou qualquer outra moeda.

Mas algumas dúvidas rondam a cabeça dos viajantes e, somadas à ansiedade pelo passeio, podem atrapalhar.

Para facilitar ao máximo e não precisar correr contra o tempo, o BoaTaxa responde às principais dúvidas sobre a compra de dólar e outras moedas.

1 – Comprar Dólar e Outras Moedas Antes ou Depois do Embarque?

Essa é simples de responder. Embora muita gente se enrole e acabe tendo de realizar a operação de câmbio já no seu destino, no exterior, o mais indicado é jamais escolher essa opção.

Isso porque você vai dar “adeus” às possibilidades de pesquisa e ficará refém das taxas locais. Normalmente não são compensatórias, uma vez que a reserva de real — a moeda provável que você terá em mãos para a troca — no exterior costuma ser pequena.

Para ter uma boa taxa de lucro, corretoras estrangeiras jogam o valor do real para baixo. Em solo brasileiro, você tem a vantagem de ter diferentes opções de troca de moeda.

A principal delas é o site do BoaTaxa, que já traz todas as cotações ranqueadas de acordo com o preço cobrado — sempre com corretoras de câmbio credenciadas a operar no mercado pelo Banco Central.

2 – Comprar Dólar e Outras Moedas de Uma Só Vez?

Alguns clientes costumam se perguntar se devem fazer a troca da quantia desejada para a viagem de uma só vez ou fraciona-la em mais de uma operação. Essa dúvida surge também em função da taxa de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), cobrada sempre que o câmbio é realizado.

Na verdade, o IOF é cobrado sobre o valor da operação. Então, na prática, não há diferença na quantia paga de IOF sobre as trocas de dinheiro. O que faz a diferença é comprar dólar ou outra moeda de maneira gradual — e não de uma só vez.

Isso favorece para o viajante não ficar refém de taxas de última hora. Caso você consiga separar algum tempo do dia para conferir as cotações, durante uma semana por exemplo, conseguirá perceber a movimentação do mercado. Assim, será possível notar quando o dólar ou qualquer outra moeda estiver em baixa — ou seja, identificar um momento propício para a operação.

3 – Dólar Turismo ou Dólar Comercial?

Esta é uma dúvida muito comum entre as pessoas que fazem uma operação de compra de moeda estrangeira pela primeira vez. No entanto, a resposta é simples: se você deseja adquirir moeda em espécie ou cartão pré-pago para usá-la em uma viagem, você irá operar com dólar turismo. Já se a finalidade da operação for para uma Remessa Internacional, Importação ou Exportação, o dólar a ser operado será o comercial.

Venha para o BoaTaxa

Conheça o BoaTaxa e pesquise as melhores cotações do mercado de câmbio, com toda a segurança e confiança que só quem está há muito tempo no segmento possui.

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.