Companhias aéreas de baixo-custo: vale a pena arriscar?

Companhias low cost são as aéreas especializadas em oferecer passagens por preços menores em detrimento de certos benefícios. Em português, elas são chamadas de “baixo-custo” justamente por exigir das empresas um pequeno custo de produção pelo serviço que elas oferecem.

Essas companhias têm se tornado mais populares. Na Europa e nos Estados Unidos, elas já estão bastante difundidas. No Brasil, não tanto.

Na hora de viajar, para conseguir diferenciar entre as companhias baixo-custo e fazer a sua escolha, o ideal é pesar o custo-benefício da empresa em que você está pensando em voar. Às vezes, ela pode ser um pouco mais cara, mas oferecer um ou outro benefício interessante. Ocasionalmente, vale a pena não ter vantagem nenhuma se a intenção é simplesmente gastar o menos possível.

A seguir, veja um balanço das vantagens e desvantagens de voar com companhias baixo-custo e faça a sua escolha:

  • VANTAGENS

Preço mais em conta

O nome já diz e não tem como negar: o motivo de estarmos falando justamente sobre companhias aéreas de baixo-custo é porque as passagens dessas empresas costumam ser muito mais baratas do que o normal. Os preços podem até variar bastante entre as low costs, mas todos são bem menores ao compará-los com os das outras.

Dependendo da situação, o valor do tíquete é tão baixo que vale mais a pena voar de avião, do que se locomover através de outros tipos de transporte, considerados mais acessíveis. Por isso que, em distâncias menores, como entre os países europeus, esse tipo de passagem mais em barata faz muito sentido.

Mais pessoas viajando

Os valores menores popularizam o turismo e colocam à disposição da população mais opções de destinos, já que as pessoas passam a viajar com mais frequência e por distâncias maiores.

Em países de dimensões continentais como o Brasil, por exemplo, os aeroportos e as cidades ficam muito longe uma das outras. Consequentemente, os preços são maiores e muitos ainda preferem recorrer a outros veículos. Ou, então, optam por nem viajar.

Neste sentido, as companhias low costs servem para difundir o hábito de viajar. Ao incentivar viagens, oferecem qualidade de vida para a população e estimulam a economia.

Rotas locais

As companhias precisam ter um custo menor de produção. Ou seja, gastar menos para oferecer preços mais em conta.

O combustível das aeronaves é um dos fatores que mais encarecem o valor das passagens áreas. Por isso, as low costs preferem atuar em rotas mais curtas, em que não se gasta tanto combustível. As rotas locais, que não eram atendidas pelas grandes empresas, passam a ganhar atenção e ter um mercado só para elas, estimulando o turismo regional ou entre países próximos.

  • DESVANTAGENS

Menos benefícios

Para tirar proveito de toda e qualquer regalia e conseguir lucrar, as empresas baixo-custo retiram os benefícios e cobram por eles. Alimentos, filmes, bagagens, escolha de assento: tudo é pago a parte, considerado a mais e visto como um privilégio daqueles que estão dispostos a investir.

À primeira vista, isso é ruim. Ao mesmo tempo, porém, elas também fornecem o mais importante da forma mais barata possível: a locomoção. Afinal, as pessoas viajam de avião para ir de um local a outro e não só para comer ou assistir filmes.

Menos rotas
Apesar de oferecer mais rotais locais, as low costs atuam em menos trechos para economizar. Por isso, essas companhias fornecem um leque menor de opções de destinos aos seus passageiros.

Horários e aeroportos inferiores

As companhias baixo-custo utilizam horários mais vazios e aeroportos secundários para ter menos custos e cobrar menos. Assim, muitos dos seus passageiros têm que voar de madrugada ou pousar em lugares bem mais distantes dos centros urbanos.

Menos flexibilidade

As low costs realmente oferecem menos benefícios. A flexibilidade também é um desses elementos vistos como a mais pelas companhias. Por isso, na maioria das vezes, os seus passageiros somente conseguem comprar a ida ou a volta de uma viagem — nunca as duas simultaneamente.

Além disso, depois da compra, essas companhias não permitem alterações nos horários ou rotas. Isso porque qualquer mudança pode mudar os custos envolvidos e oferecer benefícios extras, sem um valor pago de acordo.

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