Viajar com dinheiro em espécie, cartão pré-pago, de crédito ou débito: vantagens e desvantagens

Administrar os gastos antes de fazer uma viagem para o exterior pode ser trabalhoso, mas é de extrema importância. Para planejar exatamente o que você gastará é preciso considerar não só a cotação, mas também as taxas e tarifas cobradas em cada tipo de operação. Por isso, fechar a conta de uma viagem não só é impossível com antecedência, como nunca será uma ciência exata.

Apesar da dificuldade, não se deve desanimar. De fato, na tentativa de economizar e encontrar o caminho mais prático, sempre surge a questão: vale mais a pena levar dinheiro em espécie, cartão de crédito, débito ou pré-pago? Mas não se desespere. Há maneiras bem fáceis de achar a alternativa mais adequada para as suas necessidades. Além do mais, recomenda-se levar mais de uma dessas opções, como forma de segurança a imprevistos.

Descubra, abaixo, algumas dicas sobre as vantagens e desvantagens de cada uma dessas quatro escolhas:

DINHEIRO EM ESPÉCIE

Esta primeira opção é, de longe e sem dúvida, a mais indicada e mais barata. Inclusive, em visita a alguns países, como os Estados Unidos e os integrantes da União Europeia, é recomendado levar pelo menos uma parte do seu dinheiro em espécie, caso a imigração peça para verificar a quantia com que você está entrando no país. Esse processo é raro, mas quando acontece é como forma de averiguar se o turista tem condições financeiras de se manter no país pelo tempo da viagem. Caso o visitante não tenha nenhuma quantia, nem como provar que tem fundos, poderá ter sérios problemas para atravessar as fronteiras.

Vantagens:

As taxas nunca deixarão de existir em uma viagem internacional, mas na utilização de dinheiro em espécie, elas serão consideravelmente menores. Durante o processo de troca, você só pagará o IOF, que neste caso é de 1,10% sobre o valor da operação. Na utilização de cartões pré-pagos, de débito ou crédito, há maiores encargos a considerar (veja abaixo).

Desvantagem:

Andar com muito dinheiro, nunca é um negócio seguro. É difícil armazená-lo e manuseá-lo com segurança. Sem falar que desconhecer as características físicas da moeda pode ser um problema, principalmente em momentos de reconhecer a passagem de uma nota falsa na hora do troco, por exemplo – golpe que é muito utilizado em turistas.

CARTÃO DE CRÉDITO

Vantagens:

O lado bom do cartão de crédito no exterior é a mesma que já estamos acostumados por aqui. A questão da praticidade e da segurança é o ponto forte dessa opção. Com ele, é possível levar uma grande quantidade de dinheiro para todos os lugares, sem se preocupar em ser assaltado e perder tudo.

É claro que, além disso, ainda entram algumas questões mais pontuais, como os acúmulos de pontos e milhas. Em casos de emergência, ter uma fonte de dinheiro com um limite mais alto, também pode ser uma mão na roda.

Desvantagens:

Além do famigerado IOF, que neste caso é de 6,38% sobre o valor da operação, os bancos acrescentam as suas próprias porcentagens de lucro na hora da transação, as quais podem ser bem salgadas.

Além disso, essa forma de pagamento também apresenta outros pequenos detalhes chatos que requerem atenção. O valor de conversão da moeda estrangeira não é decidido pelo banco baseando-se na data da compra, mas no dia de fechamento da fatura do cartão de crédito, para que uma mesma taxa afete todas as compras internacionais do mês. Dessa maneira, fica-se refém da sorte. Justamente nesta data, o valor do dólar ou da moeda em questão pode estar muito mais alto do que no dia que você realizou a sua compra e, comparativamente, você perderá dinheiro.

Mais um obstáculo do cartão de crédito pode surgir se você sentir a necessidade de dinheiro vivo. No momento de sacar o montante em um caixa eletrônico, taxas extras e juros específicos existem somente para esta transação.

Por fim, outra desvantagem a enfrentar é o caso da moeda local. Como os bancos trabalham com o dólar como moeda coringa, caso o destino da viagem não o utilize, paga-se pela conversão do valor da compra duas vezes. Uma vez da moeda local para o dólar e outra do dólar para o real. Assim como o valor, as taxas também agem de forma duplicada.

CARTÃO DE DÉBITO

Vantagens:

Durante a realização de uma compra ou de um saque, a taxa de câmbio considerada pelo banco será a do dia e não computada no final do mês, como no cartão de crédito. Assim, é possível escolher a data que mais convém, com o melhor valor de conversão e, possivelmente, economizar dinheiro.

Desvantagens:

Irmão quase gêmeo do cartão de crédito, o de débito sofre com os mesmos infortúnios de taxas altas sobre o valor de compra. Com ele, o IOF (6,38%) também age, assim como a mesma porcentagem de lucro do banco.

CARTÃO PRÉ-PAGO

Vantagens:

Tem os mesmos benefícios de segurança que cartões de banco oferecem. Ao mesmo tempo, porém, também é mais vantajoso do que as opções de crédito e débito, porque dá uma margem maior de planejamento para o cliente. É possível não só separar exatamente o valor desejado na viagem, como saber o valor da taxa de câmbio e, dessa forma, arquitetar e se preparar na hora da compra.

Além disso, é mais fácil de manter, porque pode ser recarregado e consultado pela internet. E, por fim, não cobra taxas em cima de cada compra realizada.

Desvantagens:

Apesar de ter encargos mais amenos do que os cartões de débito e crédito, o pré-pago ainda conta com taxas graúdas na hora de carregá-lo com o dinheiro. Neste processo, o IOF (6,38%) dá as caras novamente. Infelizmente, mesmo nesta alternativa, os saques também podem ser alvos de tarifas, por isso é interessante procurar a empresa que cobrará os menores encargos por esse serviço.

__________________________________________________________________________________________

Gostou da nossa dica?

Independente da opção que escolher, não se esqueça de acessar o Portal do BoaTaxa antes de fazer a sua compra de moeda estrangeira. Lá você pode comparar o valor de 21 moedas em diferentes estabelecimentos, e assim economizar de forma inteligente. Aproveite!

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.