O que você precisa saber antes de fazer uma viagem internacional com o seu Pet?

Viagem internacional com pet

A maioria da população mundial tem como companhia pelo menos um pet. Na hora de realizar uma viagem internacional ou mudança, é difícil deixá-lo com outra pessoa e muitas acabam o levando junto.

Mas o que é preciso fazer legalmente para que a viagem internacional ou mudança com o seu pet seja tranquila e o mais importante, legalmente aprovada?

Reunimos nessa matéria algumas questões que podem te ajudar a responder as suas dúvidas sobre esse assunto. Então, vamos lá!

Saúde do seu Pet:

Antes de qualquer passo, procure um médico veterinário.  Ele fará uma investigação para avaliar a saúde o seu pet e assim dizer se ele é capaz ou não de realizar uma viagem internacional, principalmente se a mesma for longa.

Em alguns casos, as companhias pedem para que o seu animal seja sedado, para que não sofram durante o trajeto. Neste caso, o veterinário também poderá te dar a melhor orientação.

Caso o seu pet seja idoso ou recém-nascido, evite levá-lo com você. Eles apresentam uma maior sensibilidade a pessoas e a doenças cardíacas, podendo até mesmo tornar a viagem fatal.

Regras da Companhia Aérea:

Se o seu pet for de pequeno ou médio porte, é muito possível que a companhia libere que ele viaje com você na cabine de passageiros, desde que em uma caixa específica para o tipo de animal.

Confirme com antecedência as regras da companhia aérea sobre o transporte de animais em viagens internacionais. Alguma delas, estabelecem um prazo de até 24 horas de antecedência para a comunicação sobre o transporte. Caso contrário, a companhia pode barrar a viagem na hora do check-in. Além disso, algumas companhias também limitam a quantidade de pets por viagem, então se atenha aos detalhes.

Para o transporte, também há um custo. Essa taxa pode variar de acordo com o peso, caixa de transporte e valor da passagem no dia da viagem.

Documentação:

Todo transporte internacional de animal, exige uma série de documentações. Por isso, é importante se organizar com antecedência para garantir que no dia da viagem todos os documentos estejam em mãos, e assim evitar quaisquer transtornos.

Um dos documentos exigidos nos vôos internacionais, é o CZI – também conhecido por Certificado Zoossanitário Internacional. Este pode ser adquirido através de um médico veterinário em um setor do ministério da agricultura, sendo possível agendar uma consulta em qualquer aeroporto internacional.

Certifique-se também que o atestado de saúde e carteira de vacinação do seu pet estejam atualizadas. Caso contrário, você tem o prazo de até 30 dias antes da viagem para regularizar.

Para saber mais sobre documentação, clique aqui.

Caixa para transporte:

Como já citado anteriormente, o mais importante é providenciar uma caixa para transporte que atenda às exigências da Companhia Aérea com a qual fará a viagem. No entanto, além disso, existem alguns outros fatores importantes para serem observados e que podem garantir um melhor conforto para o seu pet.

O ideal é que a caixa de transporte seja maior que o seu animal a ponto de possibilitar que ele consiga dar um giro de 360º graus dentro dela. Além disso, é de extrema importância que ela seja ventilada e resistente à impactos para que os balanços da viagem não a danifiquem.

Para garantir a higiene durante o transporte, lembre-se também de providenciar um piso absorvente, pois provavelmente seu companheiro o utilizará para fazer suas necessidades fisiológicas, principalmente em viagens longas.

Por fim, não esqueça de identificar a caixa de transporte com o nome do animal e de seu responsável, bem como endereço e telefone para contato.

Bem-estar e conforto do seu pet:

Se possível, planeje uma viagem internacional curta e direta para garantir que o seu pet sofra menos. Caso não seja possível, procure um local para andar com ele durantes as escalas. Isso ajuda a acalmá-lo e gastar energia.

Não se esqueça de levar um compartimento para que possa oferecer água e comida ao seu pet durante o transporte internacional. A desidratação é uma das maiores preocupações durante a viagem e também uma forte causadora de mortes.

__________________________________________________

O planejamento é o segredo para que a viagem internacional com o seu pet seja tranquila e agradável. Fique atento aos documentos e as especificações solicitados por cada companhia.

Além disso, lembre-se de deixar o seu pet confortável. Para isso, leve brinquedos para o distrair e o apresente a caixa de transporte dias antes de sua viagem.

Observe qualquer sinal de stress, e for necessário, recorra a um médico veterinário os sintomas. Não esqueça de fazer uma consulta com o mesmo antes de sua viagem.

Espero que com essas dicas o seu pet tenha uma viagem calma e o mais importante, feliz.

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.