Tudo o que você precisa saber sobre um seguro viagem

Seguro Viagem

Imagine a seguinte situação:

Durante suas tão sonhadas férias no exterior, você é acometido(a) por um mal-estar repentino e é levado(a) às pressas ao hospital. Após passar por uma bateria de exames e ser medicado(a), o baque: uma conta exorbitante em euro, libra ou dólar que compromete por completo seu orçamento. Deu calafrios só de imaginar, não é?

A verdade é que todos estamos sujeitos a passar por situações imprevisíveis durante uma viagem, mas que podem ser facilmente contornadas se houver a assistência de um seguro viagem.

O serviço é indispensável para todo e qualquer viajante, especialmente para aqueles que estão com viagem marcada para fora do país – mesmo não sendo obrigatório em diversos países. Isso porque, é o seguro viagem quem vai “limpar sua barra” caso você passe por algum tipo de perrengue enquanto estiver viajando.

Vale ressaltar que o serviço não é destinado somente a viagens internacionais. É possível contratá-lo também em viagens dentro do território brasileiro. Nestes casos, porém, o serviço não costuma ter grande procura, pois muitos brasileiros possuem plano de saúde.

Está com viagem marcada e quer saber mais sobre o assunto? Preparamos um guia completo para ajudar a sanar todas as suas dúvidas!

Aperte os cintos!

Mas, afinal, o que é seguro viagem?

O seguro viagem nada mais é do que uma ferramenta de proteção que previne imprevistos ou ajuda os assegurados a enfrentá-los com o máximo de tranquilidade e o mínimo de prejuízo possível. Até porque, não há nada pior do que estar fora de casa, a milhares de quilômetros de distância, ficar doente e ter que arcar com despesas médicas de última hora. Para se ter uma ideia, uma simples consulta nos Estados Unidos, por exemplo, não sai por menos de 300 dólares (cerca de 1.100 reais). Sendo assim, estar bem assegurado é tudo!

Como o seguro viagem funciona?

Um seguro viagem funciona como uma espécie de plano de saúde temporário. Logo após a contratação, o assegurado passa a receber todo o auxílio necessário para enfrentar eventuais incidentes durante a viagem.

Como contrato um seguro viagem?

É possível contratar um seguro viagem em empresas especializadas neste tipo de serviço, agências de turismo, site de compras de passagem, operadoras de cartão de crédito ou diretamente na companhia aérea escolhida para sua viagem.

Na hora de contratar um seguro viagem, o que devo levar em consideração?

Antes de mais nada, verifique se você não possui direito ao seguro viagem gratuito do cartão de crédito. Os titulares dos cartões Visa Platinum ou Infinite e Master Platinum ou Black, bem como seus conjugues e dependentes que comprarem as passagens aéreas com esses cartões de crédito, estão cobertos por este benefício.

Outra coisa que deve ser levada em conta é a importância de ler o contrato de ponta a ponta. Demora, mas é imprescindível. Atente-se ainda aos valores de cobertura médica e observe se batem com o destino escolhido por você. Produtos e planos é o que não faltam e agraciam a todos os tipos de viajantes. Desde estudantes de intercâmbio, idosos e gestantes até praticante de esportes radicais.

Para finalizar, fique ligado(a) qual o procedimento e quais são os documentos para obter reembolso. Isso porque, há casos onde as seguradoras se recusaram a ressarcir clientes por motivos ínfimos como um não telefonema na hora em que estava ocorrendo o problema.

Os valores de um seguro viagem costumam ser altos?

Sinceramente? Não. Aliás, custará (muito) menos do que o valor de uma única consulta mundo à fora. Além disso, o seguro viagem representará uma parcela mínima do orçamento total da sua viagem. Portanto, pensar em economizar neste sentido é uma bobagem sem tamanho e pode gerar uma série de problemas que resultarão no fim precoce das suas férias.

Estou com dúvidas sobre qual seguro viagem devo escolher. O que eu faço?

Antes de mais nada, dê preferência às seguradoras que são referência dentro do nicho de turismo. Dessa forma, você não correrá o risco de não receber um atendimento claro e eficiente caso precise.

 Um seguro viagem cobre o que exatamente?

Os atendimentos médicos de urgência e emergência estão no topo da lista de cobertura das seguradoras, certamente. Porém, como dito anteriormente, o seguro viagem oferece diversas garantias para seus assegurados, como  indenização no caso de extravio de bagagem, por exemplo. A seguir, separamos mais alguns casos onde as seguradoras arcam com os prejuízos dos usuários:

  • Atendimento odontológico;
  • Interrupção ou cancelamento da viagem em caso de emergência médica;
  • Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
  • Despesas farmacêuticas;
  • Hospedagem após alta hospitalar;
  • Remarcação de passagem para regressar ao Brasil;
  • Repatriação médica e funerária, ou seja, a garantia do retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento;
  • Indenização em caso de morte;
  • Assistência funeral;
  • Indenização no caso de invalidez permanente ou total;
  • Localização de bagagem extraviada;
  • Despesas jurídicas.

Quais países é obrigatório a contratação de um seguro viagem?

Como dissemos anteriormente, muitos países não exigem a contratação de um seguro viagem. Porém, esse não é o caso dos 26 países europeus que integram o Tratado de Schengen, que exigem do viajante um seguro viagem com cobertura (mínima) de 30 mil euros. Entre eles estão: Espanha, Islândia, Itália, Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça. Outros países que exigem seguro viagem são: Cuba, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Turquia.

Caso seja necessário, como consigo comprovar que tenho seguro durante a viagem?

No momento da chegada ao país de destino, basta apresentar o contrato do seguro viagem escolhido na imigração (em papel ou meio eletrônico). Além disso, não deixe de ter anotado o número do contrato e todos os telefones da seguradora para casos emergenciais. Outra dica importante é deixar os mesmos contatos com sua família e amigos no Brasil.

E então? Gostou do nosso guia? Já utilizou os serviços de um seguro viagem? Compartilhe sua experiência nos comentários e até a próxima postagem!

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.