Como a Páscoa é comemorada ao redor do mundo

A Páscoa é uma celebração universal e comemorada em todo o planeta. Segunda data mais importante no calendário cristão – perdendo apenas para o Natal – a evento religioso representa a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após sua crucificação.

Mas, engana-se quem acha que o feriado de cunho religioso é celebrado da mesma maneira ao redor do mundo. Muito pelo contrário.  Cada lugar carrega suas particularidades, além de reservar grandes surpresas aos turistas – principalmente os brasileiros –, já que alguns países são bem diferentes do Brasil nesse sentido.

Existem aqueles onde as pessoas dão mais relevância à data, assim como há os que não a celebram oficialmente. Seja como for, é muito interessante conhecer de perto a cultura de outro países.

A seguir, listamos as principais diferenças de se celebrar a Páscoa aqui ou lá fora. Confira:

Estados Unidos

Pascoa, Estados Unidos

As diferenças entre Brasil e Estados Unidos em relação a Páscoa já começam com a celebração cristã não sendo considerada um feriado nacional na terra do Tio Sam. Entretanto, a Casa Branca comemora a data com a corrida de rolamento de ovo, a “Egg Rolling Race”. Além disso, é comum ver desfiles acontecendo em algumas partes do país como na cidade de Nova York, por exemplo.

Outro ponto tradicional dos norte-americanos durante esta época do ano é a “Easter Egg Hunt”, uma caçada de ovos coloridos (ovos normais, não os de chocolate). A criançada, é claro, se diverte!

Inglaterra       

Pascoa, Inglaterra

Na Inglaterra, o feriado de Páscoa se estende um pouco mais e vai até a segunda-feira ou “Easter Mondays” como é conhecida no país europeu. Outra diferença entre a celebração inglesa e a brasileira é o consumo da carne vermelha. Diferentemente do que ocorre no Brasil, este tipo de carne é permitida durante todo o período de quaresma.

A nação inglesa também realiza a “Easter Egg Hunt”, tradicional caçada aos ovos coloridos que ocorre em diversos pontos espalhados pelo país.

Índia

Pascoa, India

Na Índia, a religião predominante é o Hinduísmo. Sendo assim, na Páscoa os indianos celebram o nascimento do Deus Krishna com uma megafesta chamada Festival Holi. O festival é conhecido, principalmente, pelo pó colorido que as pessoas jogam umas nas outras, tornando o momento único.

Alemanha

Pascoa, Alemanha

A celebração da Páscoa na Alemanha é duplamente especial, pois marca também o inicio da primavera. Na ocasião, os alemães costumam acender uma fogueira e, segundo a tradição, as chamas espantam fantasmas e os demônios. Acredita-se ainda que o brilho proveniente do fogo traz boa sorte.

Espanha

Pascoa, Espanha

Os espanhóis comemoram o período pascoal durante uma semana inteira. Isso mesmo! No decorrer desses dias, acontecem diversas celebrações por toda a Espanha, com destaque para as procissões que atraem milhares de fiéis que saem às ruas carregando santos enfeitados com flores.

Diferentemente do Brasil, na Espanha não há o costume de se presentar amigos e familiares com ovos de chocolate. As pessoas, na realidade, se reúnem para comer outro tipo de guloseima: uma colomba pascal recheada de um chocolate quente e bem cremoso.

França

Pascoa, Franca

A diferença entre Brasil e França em relação a Páscoa já começa no dia em que a data é celebrada. Enquanto no por aqui o feriado é na sexta-feira, no país europeu acontece dois dias depois, na segunda-feira (conhecida como “Lundi de Pâques”). Em relação ao que é servido no dia, o prato principal é carneiro preparado com vegetais.

Canadá

Pascoa, Canada

Durante a Páscoa canadense a tradicional caça aos ovos envolve bairros inteiros. Em alguns lugares, assim como ocorre no Brasil, é comum os pais esconderem doces ou chocolates pela casa para a criançada procurar. Um dos pontos altos da celebração é o Carnaval de Inverno de Quebec.

Argentina

Pascoa, Argentina

Na Argentina também não se come carne vermelha na Sexta-feira Santa. Porém, os argentinos começam a restrição um dia antes, na quinta-feira. Durante os festejos da Páscoa argentina missas são celebradas e atividades religiosas realizadas, como no caso da encenação da Paixão de Cristo. Além disso, a cidade de Tandil promove peregrinações ao Monte Calvário.

Grécia

Pascoa, Grecia

Durante a Páscoa na Grécia, os gregos substituem os ovos de chocolate por ovos de galinha pintados de vermelho. A tradição diz que os ovos simbolizam vida e a cor vermelha, o sangue de Jesus. No dia da celebração, os ovos são distribuídos entre os convidados e um vai encostando no outro até que rache. O último a ter o ovo rachado, dizem, terá sorte durante o próximo ano.

Uruguai

Pascoa, Uruguai

No Uruguai, as celebrações da época pascal começam no “Domingo de Ramos”, na semana que antecede a Páscoa. Na Quinta-Feira Santa, o povo uruguaio comemora a data refazendo a Via Crucis. Já durante a Sexta-Feira Santa, dia em que Jesus foi crucificado, não há comemorações e, assim como acontece no Brasil, não se come carne vermelha. No domingo, por outro lado, a festança está liberada e o que não falta são ovos de chocolate para serem distribuídos.

Guatemala

Pascoa, Guatemala

A Páscoa na Guatemala é riquíssima culturalmente. Durante a celebração, os guatemaltecas vestem trajes tradicionais e usam máscaras, além de forrarem as ruas com carpetes de flores multicoloridas, sobre os quais as pessoas caminham para chegar até as igreja. Os fieis carregam incensos no decorrer do trajeto, uma forma de purificar o ambiente e trazer boas energias.

Ucrânia

Pascoa, Ucrania

Na Ucrânia é tradição presentear amigos e familiares com as famosas “pêssankas”.  Elas nada mais são do que ovos pintados – previamente esvaziados – com formas geométricas que carregam mensagens de paz, amor, fraternidade e outros sentimentos relacionados ao verdadeiro espírito da Páscoa.

_______________________________________________________

Gostou de saber mais sobre como a Páscoa é celebrada em outros países? Interessante, não? Antes de embarcar para um desses destinos incríveis, não deixe de fazer a cotação da moeda local no BoaTaxa. Nele, você compara os valores que estão sendo praticados em diversas casas de câmbio e garante o melhor câmbio do mercado.

 

 

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.