Os golpes mais aplicados em turistas pelo mundo

Golpes em turistas

Viajar é sempre uma ótima pedida. Conhecer novos destinos, culturas diferentes, aprender um novo idioma… Tudo isso contribui para o nosso crescimento pessoal e faz com que levemos a frase “viver intensamente” a sério.

Toda essa atmosfera, porém, acaba fazendo com que deixemos alguns cuidados em relação à segurança de lado, exatamente por estarmos mais relaxados, o que acaba abrindo precedente para a ação de golpistas. Sim, golpistas. Infelizmente, há uma série de golpes aplicados ao redor do mundo e muitos viajantes caem neles todos os dias.

Pensando em uma forma de minimizar o problema, preparamos uma lista com os golpes mais comuns aplicados em turistas ao redor do mundo para você ficar de olho e não passar por um desses perrengues em sua próxima viagem. Vamos nessa?

Boa leitura!

“Pode deixar que eu tiro a sua foto”

Esse golpe é bastante comum na Europa. Ele consiste no golpista abordar uma pessoa que esteja sozinha, casais ou grupos de amigos que estejam tirando selfie e se oferecer para tirar a foto. Assim que o celular ou a câmera for entregue, o golpista foge.

Para evitar esse golpe, prefira utilizar tripés ou não aceite que estranhos tirem suas fotos.

Aviso de “cuidado com batedores de carteira”

É instintivo: ao ler um aviso com os seguintes dizeres “cuidado com batedores de carteira”, automaticamente checamos os bolsos. Nesse momento, os golpistas especializados em furtos observam onde o turista guardou seus pertences e fazem a abordagem criminosa.

A melhor maneira de se evitar esse golpe é investir em uma pochete interna, que ficam por dentro da roupa. Em assaltos, é mais difícil de evitar que os criminosos levem seus pertences, já que eles sabem que os objetos de valor estão “moqueados”. No caso dos furtos, no entanto, os batedores de carteira não vão conseguir agir porque a ação é “despercebida”.

“Esse dinheiro é falso!”

Geralmente, este golpe é aplicado por alguns taxistas. Porém, qualquer comerciante pode cometê-lo. Funciona assim: você usa uma nota para pagar a compra e a pessoa avisa que ela é falsificada. A pessoa então te devolve a nota e você paga com outra cédula. É então que o golpista troca essa nota por uma falsa e você só se dará conta em uma outra situação.

Uma boa dica para evitar esse tipo de golpe é aprender como são as marcas d’agua de notas verdadeiras do destino que você esteja indo. Preste atenção em cada detalhe, combinado?

“Você não pode entrar aí vestido assim”

Este golpe ocorre, principalmente, na porta de templos sagrados. O golpista aborda o turista do lado de fora e avisa que a pessoa não poderá entrar no local vestida daquela maneira (camiseta de manga curta, chinelos, bermudas e etc).

Em seguida, ele oferece calças, camisas de maga cumprida ou sapatos fechados. Com medo de perder a oportunidade de conhecer a atração, você paga pelas peças de roupa e só depois descobre que não havia problema algum em entrar do jeito que estava vestido antes.

Para não cair neste golpe, confirme a informação com funcionários do templo no ato da compra. Uma alternativa é buscar as informações antes de visitar a atração e se for o caso, levar suas próprias peças de roupa e calçado.

“Pulseirinha da amizade”

O golpe da “pulseirinha da amizade” é recorrente em destinos como Paris, Roma e Barcelona. Ele consiste em um golpista chegar sorrateiramente e colocar a tal “pulseirinha da amizade” no braço do turista, muitas vezes, sem o consentimento da pessoa.

Nesse tipo de golpe, há um comparsa junto. Enquanto o primeiro pede algum dinheiro ao turista, o outro aproveita para furtar seus pertences.

“Delivery? É falso!”

Nos Estados Unidos é comum golpistas passarem nos hotéis distribuindo cardápios de serviço de entrega de refeições de estabelecimentos que não existem. A vítima, ao fazer o pedido, acaba passando os dados do cartão de crédito, mas não recebe a entrega, obviamente. Os transtornos e o susto acontecem na hora que a fatura do cartão chega.

Apartamentos “fantasma”

Locar um apartamento pode ser uma ótima alternativa durante uma viagem. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de reservar o imóvel pela internet e, principalmente, na hora de fechar negócio. Entre em contato apenas com agências que tenham boas referências e nunca, em hipótese alguma, faça depósitos sem ter a certeza de que o imóvel realmente existe.

“Bebê voador”

Este golpe é um tanto inusitado. O golpista, neste caso, é uma mulher. Ela caminha na direção do turista e joga uma boneca em cima da pessoa. Enquanto a vítima está em choque, sem entender o que está acontecendo, a golpista já revirou seus pertences e furtou o máximo de coisas que pôde.

A dica para evitar esse golpe é ficar sempre atento(a) em quem vem em sua direção. Caso perceba algo de estranho, desvie.

“O anel”

Outro golpe praticado por mulheres, para mulheres. Ele acontece quando uma desconhecida para de andar, encontra um anel no chão e pergunta se é da turista. Com a negativa, a golpista conclui que ele é de ouro (não é) e vai tentar vender o objeto. Não compre! Inclusive, não pare caso alguém te aborde. Fique esperta!

“É uma cilada, Bino!”

Outro golpe muito comum. O golpista coloca uma carteira furtada no meio da calçada e quando o turista passa, por instinto apalpa o bolso em que guarda sua carteira, para ter certeza de que a que está no chão não é sua. O golpista, de longe, observa tudo, aproxima-se e dá o bote.

Como você pôde ver, há uma infinidade de golpes espalhados pelo mundo. Portanto, além de você tomar cuidado, leve nossas dicas em consideração para evitar possíveis perrengues, combinado?

_________________________________________________________

Antes de embarcar para um destino internacional, não deixe de fazer a cotação da moeda local no BoaTaxa. Essa é uma ótima forma de economizar ou fazer o seu dinheiro render mais durante a viagem!

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.