Dicas essenciais para alugar carros no exterior

Uma viagem longa e com muitas paradas? Se este é o seu caso, alugar um carro pode ser uma opção a considerar. Ainda mais se você está à procura de novas aventuras, tem bastante flexibilidade e anseia por mais conforto.

Apesar do Brasil ser um país que prioriza a utilização de automóveis, ao invés de transportes coletivos, a maioria das pessoas desconhecem as vantagens de viajar com o veículo em solo estrangeiro. Isso acontece pelo medo da burocracia, de passar por perrengues ou até pelo desconhecimento das regras de trânsito.

Porém, alugar carros pode ser muito mais simples do que parece e, quase literalmente, uma mão na roda. Em alguns casos é até mais fácil do que sofrer pegando vários transportes diferentes (trem, ônibus, avião…) só para chegar ao destino que você almeja. Através das quatro rodas, você faz seu próprio roteiro e decide exatamente quando e para onde ir.

Veja algumas dicas para deixar todo o processo de aluguel de carro mais simples:

Como funciona a habilitação?

Para dirigir no exterior, a habilitação mais comum é, simplesmente, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nos Estados Unidos, é o único documento necessário. Entretanto, recomenda-se andar com o seu passaporte também, já que ele é papel mais importante da sua viagem. No caso da Europa, é aconselhado também ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

A circulação motorizada pelos países do Mercosul, além da CNH, requer a Carta Verde. Este documento funciona como uma espécie de seguro, que resguarda contra possíveis acidentes de trânsito.

É preciso comparar os preços?

Sim, claro, assim como todos os outros aspectos da viagem. Em quase todos os países e lugares pelo mundo, existe mais de uma opção de locadora disponível.

Uma alternativa é utilizar sites especializados no assunto. Assim como o BoaTaxa oferece ferramentas de comparação de moedas estrangeiras, estes portais proporcionam a possibilidade de o cliente encontrar a locadora mais em conta. Entre as opções há oKayak, o Rental Cars, o Skycanner e, até mesmo, o Decolar.

Onde alugar?

O mais indicado é já sair do Brasil com tudo certo, documentado, reservado e, se possível, pago. Isso porque é realmente mais seguro já ter tudo garantido, assim que o avião pousar no destino.

Porém, mais do que isso, alugar carros pela internet (ou seja, antes da viagem) acaba saindo mais em conta. Contratar esse tipo de serviço no local costuma indicar à locadora que o viajante não tem outra opção, nem outro momento para pesquisar e avaliar os melhores preços. Além disso, a realização desse tipo de serviço em aeroportos conta com uma taxa extra. Assim, conta final sai mesmo mais alta.

Vale a pena bancar o seguro?

Não só vale a pena, como é indicado que o viajante obtenha o seguro mais completo que ele puder e que cubra roubos e acidentes, tanto pessoais, como a terceiros. Não só pela segurança, mas também porque uma batida pode ser um choque ainda maior no bolso.

As multas e taxas que as operadoras cobram são bastante altas e abusivas. Um acidente, dependendo do seu tamanho e gravidade, pode custar quase o valor de um carro novo – às vezes, até mais por ser em moeda estrangeira! Então, o seguro, neste caso, é um investimento realmente imprescindível.

Como funcionam as multas internacionais?

Geralmente, se o motorista estrangeiro tiver a má sorte de levar uma multa, o pagamento deve ocorrer na mesma hora. Se não for este o caso, é melhor avisar a locadora e se informar sobre como proceder, já que a empresa saberá que a infração foi cometida e entrará em contato para que as taxas sejam pagas à ela.

Quais são as restrições e os limites?

A idade padrão utilizada nas locadoras é de 25 anos. Porém, a partir dos 18 não é proibido, é só cobrado uma taxa a mais, porque as empresas avaliam que estes clientes estão em uma faixa etária mais propensa a acidentes.

Existe também uma idade máxima para o aluguel de carros. Ela varia bastante de país para país, entretanto, costuma ser entre 70 e 80 anos.

E quanto ao abastecimento e a manutenção do carro?

Devolver o tanque cheio ou vazio é uma exigência que varia de empresa para empresa. Contudo, é uma conduta bastante especificada pelos funcionários da locadora e que costuma aparecer no contrato de aluguel.

Quanto à manutenção, é imprescindível que o viajante verifique se está tudo certo com o carro, antes de pegar as chaves. Isso porque, qualquer erro ou arranhão pode ser atribuído erroneamente a ele e o resultado pode ser uma multa bem alta.

__________________________________________________________________________________________

Gostou dessas dicas?

Antes de fazer uma viagem internacional, não deixe de consultar as cotações de câmbio no BoaTaxa. O único portal que compara o preço de diferentes moedas estrangeiras em diversas corretoras de câmbio em tempo real, e ainda permite que você feche a sua operação online, de onde estiver.

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.