5 cidades da Alemanha para fazer um bate e volta a partir de Berlim

Viajantes tradicionais têm mania de acreditar que uma viagem bem-feita é aquela que mergulha na cultura local, nos costumes e nas histórias de uma região e, que para realizar isso, é preciso tempo.

Mas tempo para gastar não necessariamente significa qualidade. Às vezes, uma visita curta, porém planejada, pode ser ainda mais profunda do que uma viagem de dias. É só saber pesquisar e se programar para distribuir seu tempo em cada uma das atrações de forma rápida e eficiente.

Assim, uma viagem a Berlim não necessariamente precisa ser longa para incluir um pulo a outras várias cidades da região e não necessariamente deve abranger uma excursão à Praga, na República Tcheca, como muitos turistas costumam fazer para utilizar seus dias de férias restantes.

Para realizar uma experiência turística tão boa, rápida e de qualidade assim, sem precisar sair da Alemanha, recomendamos passar pelas seguintes cidades:

POSTDAM

Era uma vez um belo reino chamado Prússia. Sua menina dos olhos era Berlim, a capital. A joia mais preciosa da coroa, porém, chamava-se Postdam. Tamanha admiração dava-se porque dois grandes palácios existiam na cidadezinha. O mais antigo deles, apelidado de Sanssouci, fora construído como refúgio do mais admirado governante da história da região, Frederico, o Grande. O segundo, que atendia pelo nome de Neues (novo, na língua local), era ainda maior e mais impressionante.

Ali, os dois edifícios situam-se até hoje, incrustados na terra como dois pedaços de diamantes. Mas, ao contrário da pedra preciosa, nenhum desses prédios têm nada de bruto. Meticulosamente pensados e projetados, os palácios são exímios exemplos da arquitetura e do design do estilo do século 18, o Barroco – mais especificamente do Rococó.

Para visitar esses dois grandes tesouros da engenharia e suas relíquias é preciso realizar um passeio até o complexo de Sansoucci, onde mais outras onze atrações ligadas à realeza prussiana distribuem-se. Do centro da cidade até o parque, são apenas 2 quilômetros. Essa distância pode ser percorrida a bordo de um ônibus que sai da estação principal.

Postdam fica a cerca de 30 quilômetros de Berlim e pode ser alcançada em menos de 50 minutos utilizando transporte público. Para isso, é necessário comprar um bilhete que inclua a região C e pegar a linha S7 dos trens do sistema S-Bahn.

QUEDLINBURG

Edifícios medievais, casinhas enxaimel e flores por toda a parte fazem de Quedlinburg uma daquelas cidadezinhas que idealizamos visitar em uma viagem à Europa. Seu charme e beleza, entretanto, em nada ofuscam a importância histórica da local. Ao contrário, a complementam.

Fazendo parte da lista de Patrimônios Históricos e Culturais da UNESCO, Quedlinburg não só é uma das cidades mais antigas do território alemão, como guarda a casa mais velha do país e o castelo de Henrique I, rei que é considerado o fundador da dinastia Ottoniana e do Império Alemão Medieval, o qual deu origem ao que hoje conhecemos como Alemanha.

A 220 quilômetros de Berlim, é possível chegar à cidade de diversas formas. A viagem de trem é a mais indicada e dura certa de 2 horas e 50 minutos.

LÜBBENAU

Esta cidade pode não ser tão historicamente excepcional como Quedlinburg, mas também tem origens medievais, casinhas enxaimel e oferece uma atividade que rouba o coração de qualquer turista: a navegação.

Apelidada de “Veneza do Norte”, a maior parte de suas vias e caminhos são submersos e, para a felicidade dos visitantes, quase todo o transporte do local é feito através de barquinhos, botes ou canoas. Além dos passeios náuticos, outro programa possível na cidade é visitar os vários museus que remontam à vida e às tradições da Alemanha no século 19.

Para chegar até a cidade, não há canais charmosos, mas um caminho de trem fenomenal. Partindo de Berlim, o percurso tem 80 quilômetros e dura somente uma hora.

DRESDEN

Visitar uma das maiores cidades da Alemanha em um dia pode não ser o ideal. É, entretanto, uma tarefa possível para turistas que não têm muito tempo disponível, mas que ainda gostariam de visitar um local cosmopolita, cheio de cultura, história e tradição.

É difícil visitar uma cidade na região próxima à Berlim que não tenha sofrido com ataques durante a Segunda Guerra Mundial – e Dresden não foge a essa regra. Vários de seus prédios e atrações mais antigas foram alvo das tropas Aliadas e exibem cicatrizes do combate até hoje. Por isso que, em uma visita ao local, é impossível não só viajar no tempo de volta à Alemanha imperial, como à do período de Hitler e do nazismo também.

Ali, vale a pena conhecer a Frauenkirche, uma igreja protestante construída no século 18 e que foi destruída em 1945. Atualmente, ela está em pé novamente e, na sua reconstrução, foram utilizadas várias pedras originais. Também é interessante visitar o Zwinger, um complexo com quatro pequenos museus de objetos preciosos alemães; a Gemaldegalerie Alte Meister, um museu com pinturas renascentistas italianas; e o Green Vault, que também guarda milhares dos mais antigos e preciosos objetos e joias existentes na Alemanha.

Saindo do centro de Berlim, é possível pegar vários trens ou ônibus que têm Dresden como destino. O percurso costuma durar cerca de duas horas.

LEIPZIG

Conhecida como o local em que nasceu Bach, o famoso compositor de música clássica, Leipzig é uma das cidades que reúne os movimentos culturais mais modernos, progressistas e artisticamente efervescentes da Alemanha.

Historicamente, o local sempre teve muito dinheiro, já que foi uma cidade de comerciantes. Essa riqueza proporcionou a construção da Universidade de Leipzig no século 15, o que deu à região uma reputação como centro de pensamento, conhecimento e cultura na Europa. Em 1989, inclusive, ela foi o berço das agitações que provocaram o processo de queda do Muro de Berlim e de reunificação alemã.

Em uma visita à Leipzig, é obrigatória a passagem pela Igreja de São Tomás, onde Bach está sepultado, assim como pela Igreja de São Nicolau e pelo Museu de Belas Artes. Porém, considerando a fama da cidade na tradição da música erudita, é imprescindível uma visita à Gewandhaus, sua famosa sala de concertos.

Todas estas atrações podem ser alcançadas através de uma curta viagem de ônibus ou trem de Berlim. Essa segunda opção segue por um percurso de apenas 1 hora e 15 minutos.

_________________________________________________________________________________________

Gostou dessa dica?

Na hora de comprar a moeda estrangeira para a sua viagem não se esqueça de acessar o BoaTaxa. Nele, você pode comparar a cotação de 21 moedas em diversas corretoras diferentes, e finalizar a sua operação totalmente online. Economizar tempo e dinheiro nunca foi tão fácil.

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.