Bagagem extraviada? Como evitar e o que fazer se acontecer com você!

bagagem extraviada

É muito comum ouvirmos notícias de pessoas que tiveram sua bagagem extraviada, perdida ou até mesmo roubada. Essa é uma situação é mais comum do que parece e infelizmente qualquer pessoa está sujeita a passar por ela.

Imagine só estar longe de casa e descobrir que seus pertences não chegaram junto com você, se perderam ou foram violados? Esse é definitivamente um pesadelo que ninguém gostaria de vivenciar, e o que era para ser, muitas vezes, a realização de um sonho de viajar para o exterior, por exemplo, acaba sendo um desastre.

Preparemos este post para abordar as causas mais frequentes do extravio de bagagens, dicas de como se prevenir contra essa situação desagradável e o que fazer caso aconteça com você.

Quais são as principais causas para o extravio de bagagem?

– Conexões: O extravio de bagagem durante troca de aeronaves é o campeão dos motivos para isso acontecer.

Os cenários mais propensos para ocorrência desse erro são: quando há pouco tempo entre a troca de aviões, isso porque as companhias fazem tudo o possível para não atrasar os voos até mesmo deixar malas dos passageiros se for preciso.

Ou quando a conexão é entre linhas aéreas diferentes. Esses são os casos mais frequentes, mas também existem outros casos de extravio durante conexões.

– Perda: Ocorre quando a bagagem perde a etiqueta de identificação, nesse caso o profissional responsável pelas bagagens fica sem saber pra onde deve mandá-la, assim a bagagem acaba ficando “perdida” e só após a reclamação do passageiro é possível encontrá-la.

– Falha: Está relacionado a algum problema na logística, geralmente acontece por diversos motivos, seja falta de atenção, distração, negligência ou até mesmo pela grande quantidade de volumes.

– Furto: Por exemplo, quando a bagagem está na esteira e alguém furta sua bagagem isso significa que ela foi roubada, mas sem haver violência física e assim pegam sua bagagem sem que você perceba.

– Engano: Ocorre quando um passageiro pega sua bagagem por engano, pensando que é a dele.

O que posso fazer para evitar o extravio de bagagem?

– Evite fazer o check-in em cima da hora

Tanto na hora de embarcar, quanto em conexões evite que sejam com pouco tempo de intervalo, em casos de voos domésticos tenha sempre 1 hora de antecedência, em casos de voos internacionais mantenha mais de 2 horas e 30 minutos.

Evite conexões entre companhias diferentes, principalmente se elas não possuem acordo de compartilhamento de vôo ou que não façam parte da mesma aliança.

– Coloque informações de contato na sua bagagem 

Identificar sua bagagem com uma tag ou cartão de visitas onde conste informações pessoais de contato (como e-mail, telefone, endereço e nome) do lado de fora e do lado de dentro são essenciais para que a bagagem seja identificada e os procedimentos de devolução sejam facilitados.

– Utilize cadeados

Sempre mantenha sua mala fechada com cadeado. Em casos de voos para os EUA é necessário utilizar um modelo aprovado pelo TSA, assim mesmo que ocorra o extravio da bagagem ninguém poderá violar seus itens.

Além disso, nunca descuide da sua bagagem em áreas comuns do aeroporto, principalmente na hora de retirá-la da esteira, para evitar furtos.

– Diferencie sua bagagem

Coloque adesivos, botons, lenços, tag ou qualquer outra coisa que ajude a diferenciar sua mala. Assim, você consegue evitar que ela seja pega por outra pessoa por engano e ainda te ajuda a reconhecê-la, pois as malas geralmente acabam sendo semelhantes, então diferenciar ajuda muito.

– Considere utilizar um rastreador

Uma alternativa não tão utilizada, porém eficiente, é adquirir um sistema de GPS para implantar na sua bagagem, principalmente se houver itens muito importantes dentro dela. Com esse cuidado adicional, caso aconteça o extravio de bagagem, você conseguirá localizá-la facilmente.

O que fazer se minha bagagem for extraviada?

Se você chegou ao seu destino e sua bagagem não, a primeira coisa que você deve fazer é um comunicado escrito feito através do RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem) ainda no aeroporto, ou pelo SAC via e-mail explicando sua reclamação.

Se sua bagagem não for devolvida de imediato você pode, e deve exigir uma compensação em dinheiro ou um kit com itens de primeira necessidade.

Após os prazos, de acordo com o tipo de voo que você fez, se você ainda não tiver recebido a bagagem você pode pedir uma indenização com um valor ainda maior. O pagamento geralmente é realizado em cerca de 7 dias para voos domésticos e 14 dias para voos internacionais.

Em caso de extravio de bagagem por furto, além do RIB, você deverá fazer um boletim de ocorrência citando o nome da companhia aérea e o número do voo.

Conclusão:

O extravio de bagagem é sempre desagradável, porém é importante manter a calma e antes de tudo seguir os passos indicados acima caso essa situação aconteça com você. Porém, lembre-se sempre que a melhor solução é a prevenção, por isso tenha cuidado com as suas bagagens para evitar esses transtornos.

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.