5 Lugares pelo mundo para adquirir cultura e conhecimento

Às vezes, tudo o que queremos é desconectar e fugir para um lugar cheio de palmeiras, areia fofa e mar azulzinho. Existem, porém, várias outras formas de se livrar dos estresses do dia-a-dia e do cotidiano.

A Arte, a História e a Literatura são grandes feitos da humanidade, que nos proporcionam o melhor tipo de fuga: a mental. Em viagens com o intuito de aproveitar esse tipo de experiência, portanto, é possível fugir não só com o corpo, fisicamente, como também mentalmente, para outras culturas, épocas e histórias.

Pensando nisso e em agradar os intelectuais de carteirinha, separamos cinco lugares pelo mundo que nos proporcionam cultura e conhecimento de sobra:

1 – Boston, Estados Unidos

“Ivy League” é o nome dado para o grupo das mais importantes universidades norte-americanas. A principal delas, Harvard, é considerada “a melhor entre as melhores”. Outra prestigiada instituição de ensino superior dos Estados Unidos é o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT. Estes dois estabelecimentos se localizam na área metropolitana de Boston e ficam a menos de dois quilômetros de distância um do outro.

Por conta de todo esse clima acadêmico, Boston conta com várias bibliotecas, sebos, museus, galerias e, é claro, cafeterias. Por todos os cantos é possível encontrar grupos de jovens se dedicando aos estudos ou curtindo com os amigos. A cidade, por isso, tem um ambiente bastante intelectual, mas sem perder o seu lado jovial.

Quem adora locais com um estilo mais antigo e tradicional, também deve se apaixonar por Boston. A cidade é uma das mais antigas dos Estados Unidos, com uma forte descendência irlandesa, e várias de suas ruas ainda conservam paralelepípedos e casas com tijolos à mostra.

2 – Washington D.C., Estados Unidos

Outra sabe-tudo americana é Washington D.C., a capital e centro do governo estadunidense. Apesar dos recentes acontecimentos, a cidade é considerada o símbolo de prestígio do país e conserva algumas de suas maiores riquezas culturais.

Além da Casa Branca, um dos locais mais importantes da cidade é a National Mall, uma área que reúne 17 grandes atrações, entre museus, monumentos, memoriais e galerias. Para os visitantes mais interessados na história do país, vale destacar o Museu Nacional de História Americana, o Museu Nacional de História Natural e a Galeria Nacional de Arte. No local, ainda está o Capitólio (o congresso americano) e o Monumento a Washington, o grande obelisco da cidade.

3 – Florença, Itália

Esta cidade é mais conhecida por seu lado romântico. Porém, antes de ser o lar de casais apaixonados, Florença foi o berço do Renascimento Italiano. Historicamente, este movimento foi considerado o percursor do pensamento moderno, buscando inspirações no mundo da Antiguidade Clássica.

Foi esta a cidade que nos deu os maiores mestres da pintura, da literatura e da ciência. Da Vinci, Michelangelo, Rafael, Donatello, Botticelli e Giotto são apenas alguns dos grandes nomes envolvidos com Florença. Todos eles passaram grande parte de suas vidas trabalhando na região e aproveitando sua efervescência cultural.

Hoje, a cidade conserva a Galeria Uffizi, com importantes obras desses e outros artistas humanistas. No local, inclusive, é possível encontrar “O Nascimento de Vênus” e “Primavera”, de Botticelli, e “A Anunciação”, de Da Vinci. Além disso, os visitantes que anseiam por cultura podem se deliciar com o Palazzo Vecchio, o Duomo e tantas outras galerias, igrejas e mansões de famílias abastadas.

4 – Paris, França

Assim como Florença, Paris também é conhecida pelo seu romantismo. A cidade, porém, ainda guarda muitos tesouros culturais e foi a percursora de vários movimentos intelectuais ao longo dos últimos séculos.

Sendo a capital da França, Paris foi o berço do conhecimento e da cultura ocidental até o começo do século 20. Foi ali que se deu o Iluminismo (movimento intelectual e científico subsequente ao Renascimento) e a Revolução Francesa – episódio que deu o ponta pé inicial para constituir o período histórico que nos encontramos, a Idade Contemporânea.

Não é à toa, portanto, que a cidade reúne alguns dos mais importantes museus do mundo, como o Louvre, o D’Orsay e o l’Orangerie. Suas inúmeras galerias, teatros e igrejas também são um símbolo de sua grande variedade e riqueza cultural, assim como a Universidade de Sorbonne, uma das mais prestigiadas da Europa.

5 – Berlim, Alemanha

Esta cidade pode não ser tão charmosa, mas foi central em diversos momentos da história. Até a Segunda Guerra Mundial, Berlim era um símbolo de modernidade, de efervescência cultural e de vários movimentos progressivos. Foi ali que surgiu a Bauhaus, uma escola de artes plásticas que moldou e influenciou a arquitetura e o design de todos os objetos que utilizamos hoje em dia.

Após de Hitler, já na Guerra Fria e com o Muro de Berlim em pé, a cidade voltou a ter uma grande importância, porque novamente se consolidou como um relevante centro cultural e político, com importantes protestos e movimentos revolucionários.

Atualmente, na cidade, é possível encontrar resquícios dessa época por todos os lados. A East Side Gallery e o CheckPoint Charlie são dois locais nos quais é possível se deparar com resquícios do Muro. Já o Palácio do Reichstag foi o centro da política alemã durante estes momentos mais críticos das duas grandes guerras.

Para um passeio bem cultural, mas não tão moderno, Berlim ainda conta com outras alternativas. A Ilha dos Museus, uma área com cinco museus, tem acervos renomados que incluem grandes obras e artefatos do Egito, Grécia e Roma Antiga, do Império Bizantino e da Idade Média, assim como obras de arte alemãs.

_________________________________________________________________________________________

Muito legal né?

Antes de visitar qualquer um desses destinos, não esqueça de fazer uma cotação de câmbio pelo Portal do BoaTaxa. Nele, você compara o preço de 21 moedas estrangeiras em diferentes estabelecimentos e pode finalizar a sua operação totalmente online com a corretora que escolher.

Economize tempo e dinheiro de forma inteligente!

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.