Um dos assuntos mais comentados no Brasil neste ano foi a questão da preservação de museus e instituições culturais. A polêmica acontece devido à tragédia do incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, no início do mês de setembro.
O museu carioca guardava, entre as suas várias coleções, um dos acervos de ciências naturais, antropologia e paleontologia mais ricos do mundo. Entre os seus objetos mais importantes, estava o crânio de Luzia, o fóssil mais antigo das Américas, múmias e sarcófagos egípcios, assim como obras da Grécia e Roma antigas e objetos ameríndios.
Sem querer desestimular a cultura no próprio Brasil, mas instigá-la em qualquer contexto e lugar, separamos uma lista de três museus naturais do mundo para você visitar em uma próxima viagem.
Instituto Smithsonian- Washington D.C., Estados Unidos
Este instituto é constituído por 19 museus, além sete centros de pesquisa e um zoológico. Todo o conjunto faz o complexo ser considerado oficialmente como o maior museu do mundo, com um acervo de mais de 156 mil itens, entre obras de arte, artefatos e amostras.
Em 1846, quando foi fundado, o local pertencia ao inglês James Smithson e à sua família. Hoje, a instituição é governamental.
Entre os vários museus da instituição, está o Museu Nacional de História Natural e o Museu Nacional de História Americana. Porém, outros que guardam pinturas, itens da cultura indígena americana ou da africana também estão entre os mais importantes do Smithsonian.
A instituição conta com vários prédios, sendo que a maior parte deles encontram-se em Washington D.C. Devido à variedade, os horários de visitação podem variar. Entretanto, uma boa notícia: todos os museus e o zoológico têm entrada gratuita.
600 Maryland Ave SW
Museu de História Natural de Londres – Londres, Inglaterra
Um dos mais importantes museus do Reino Unido e da Europa é o Museu de História Natural de Londres. Em seu acervo, estão mais de 80 milhões de itens, entre as áreas de botânica, entomologia, mineralogia, paleontologia e zoologia.
O museu é bastante conhecido pelo público por abrigar grandes fósseis de dinossauros, além da coleção Charles Darwin, que conta com itens reunidos pelo naturalista em suas viagens.
O endereço oficial da instituição é na Cromwell Road, entretanto o local também está situado na Exhibition Road, uma via em que estão vários outros museus e instituições culturais, como o Victoria and Albert Museum.
Além de poder visitar este museu e vários outros no mesmo dia, por conta da localização, o Museu de História Natural de Londres também pode ser visitado na faixa, já que a entrada é franca, uma vez que instituição é governamental.
Cromwell Rd, Kensington
Museu Americano de História Natural – Nova York, Estados Unidos
Provavelmente o museu mais famoso da lista, o Museu Americano de História Natural é a instituição que ilustra os filmes “Uma Noite no Museu”, na cidade de Nova York. Mas além de sua fama cinematográfica, o museu é reconhecido por seu acervo, que conta com mais de 30 de artefatos, espalhados por 42 salas e uma área de 190 mil metros quadrados.
Entre as coleções mais importantes está a de fósseis de dinossauros. E, apesar da instituição ser principalmente ligada às coleções naturais, animais, vegetais e minerais, o local também conta com exibições antropológicas e até com um planetário, com objetos da história espacial americana.
Para visitar este museu, é possível pagar apenas um valor simbólico, ou seja, o visitante pode escolher o quanto quer desembolsar para entrar no local. A instituição, no entanto, sugere o valor de US$ 23 para adultos e US$ 12.50 para crianças.
Central Park West & 79th St
https://www.amnh.org/
_________________________________________________________
Um mais interessante do que o outro, né? Antes de embarcar para um desses destinos e conhecer esses museus incríveis, não deixe de fazer uma cotação da moeda local no BoaTaxa. Nele você compara os valores praticados por diversas casas de câmbio da sua cidade e finaliza a sua operação de forma econômica, rápida e segura!