10 dicas essenciais para uma viagem completa ao Marrocos

O Marrocos é um destino bastante fora do óbvio. Por conta da cultura extremamente diferente da nossa, o país assusta os turistas e pede por dicas certeiras para orientar os visitantes e espantar o receio de uma viagem ao local.

Abaixo, separamos 10 dicas básicas para visitar o país, que abordam que os principais passeios a se fazer, o que comer, onde se hospedar e até como se vestir e se portar:

– Passe uma noite no Deserto do Saara

Com nove milhões de quilômetros quadrados, o Deserto do Saara é uma das maiores atrações naturais do mundo. Ao programar uma viagem ao local, os turistas acreditam que a melhor forma de vislumbrar toda esta imensidão é durante o pôr-do-sol.

Entretanto, os guias de turismo costumam indicar que os visitantes fiquem em um acampamento e permaneçam no Saara por, pelo menos, uma noite para experienciar a atração no escuro. Quando o sol se esconde, devido a inospitalidade do local, o deserto se torna um dos melhores pontos do mundo para a observação de estrelas a olho nu!

– Caminhe por uma medina

As medinas são centros urbanos protegidos por uma muralha. Nelas, existem milhares de ruas e lojinhas, que vendem todos os tipos de produtos tradicionais do Marrocos, como roupas, objetos de decoração, produtos de beleza, comidas e especiarias.

A que fica na cidade de Fez é considerada a mais bonita de todo o país. Ela conta com mais de trezentos quilômetros quadrados de espaço e abriga a mais antiga universidade do mundo, o que dá a ela o título de Patrimônio Mundial pela Unesco.

– Vista-se de forma confortável

Ao contrário do que os turistas costumam achar, não é preciso se vestir totalmente igual a um marroquino para visitar o país. Apesar de não apreciarem roupas curtas ou decotadas, os locais não se incomodam com as vestimentas ocidentais. Cores vibrantes, maquiagem e adereços também não são um problema e as mulheres não são obrigadas a cobrir a cabeça ou a usar o véu.

– Vá a uma mesquita

As mesquitas são os centros religiosos da crença predominante no Marrocos, o Islamismo. Porém, mais do que um lugar de contemplação, este tipo de construção é referência quando o assunto é arquitetura. As suas dimensões são grandiosas, complexas e costumam deixar os turistas de queixo caído. A da foto é a de Casablanca, considerada a mais bonita de todo o país.

É importante destacar que, para visitar estes locais, os turistas devem se portar mais conservadoramente, de acordo com as tradições islâmicas. As mulheres devem cobrir a cabeça e os homens também precisam forrar o corpo todo.

– Experimente a cozinha local

A culinária marroquina é conhecida no mundo inteiro por dois pratos: o tagine e o cuscuz. O primeiro é um cozido de legumes, acompanhado de frango ou cordeiro, que é preparado em uma panela em formato de cone, de mesmo nome do alimento. Já o segundo é uma mistura de 44 especiarias e ingredientes típicos.

Como o Marrocos é um país muito tradicional, até na hora das refeições, os locais têm determinados costumes para consumir estes dois alimentos. No caso do cuscuz, a tradição é comê-lo toda sexta-feira, após a volta da mesquita. Além disso, o educado é apenas utilizar uma colher, sem garfos ou facas!

– Visite um souk

Os souk são as lojas e os mercados que compõem a imensidão de uma medina. São conhecidos por apresentar aquelas paredes cheias de objetos coloridos, que constantemente vemos em fotos do Oriente Médio e da África.

Estas lojas geralmente se encontram na periferia das medinas. Apesar disso, são muito frequentadas por turistas, porque vendem todo tipo de artigo marroquino e objetos característicos da cultura árabe. É lá que os viajantes encontram tecidos, tapetes, os famosos lustres, objetos de arte e até especiarias.

– Ande de camelo

Passeios em camelos e dromedários são uma das atividades que os turistas mais realizam no Marrocos ou em países que fazem parte do Deserto do Saara. É possível efetuar este tipo de programa através do contato com ambulantes no meio da rua, que oferecem o serviço, ou através de excursões agendadas com antecedência, pela internet ou por uma agência de viagens.

– Compre um tapete

O Marrocos é bastante conhecido pela fabricação de tapetes. Os turistas que visitam o país ficam muito admirados pelas cores e pelo trabalho intricado dessas tapeçarias e costumam levar exemplares de todos os tamanhos como lembrança.

A maioria dos tapetes são feitos com pelos de cabra ou dromedário e as cores são obtidas através do açafrão, da páprica ou de outras especiarias. As suas imagens geralmente mostram a cultura local ou contam histórias românticas. Estes objetos normalmente são feitos por corporativas, mas também são produzidos por grupos de mulheres, que é a forma mais tradicional.

– Hospede-se em um riad

Os riad são a hospedagem típica do Marrocos. Apesar de não ser obrigatório ficar em um, é o tipo de lugar que turistas procuram e adoram exatamente por oferecer uma experiência ainda mais intrínseca à cultura local.

Isso acontece porque essa variedade de hospedagem é caracterizada por ser uma espécie de palacete – uma das residências mais abastadas do país. Costumam ficar dentro das medinas e, estruturalmente, são construídas com um pátio central, onde fica um jardim ou uma fonte de água. A intenção é ser bastante privativo, qualidade que tanto os locais, como determinados turistas apreciam.

– Adquira uma veste típica

Como afirmamos nos itens anteriores, os turistas não precisam se vestir como os marroquinos. As roupas ocidentais são muito bem aceitas, desde que não sejam provocativas. Entretanto, em uma boa viagem a um destino bem diferente, adquirir vestimentas típicas se torna uma prática muito divertida e uma forma de mergulhar na cultura local.

Um bom local para adquirir as peças são os souk, nas medinas. Ali, os turistas conseguem comprar roupas completas ou adquirir somente os tecidos para montar um look diferente e único para si. Nas lojas, os visitantes podem medir e até pedir ajuda para compreender como os panos devem ser amarrados e prendidos ao corpo sem cair.

________________________________________________________

Gostou dessas dicas?

Para economizar na compra de moeda estrangeira e aproveitar ainda mais a sua viagem para o Marrocos, não deixe de fazer uma cotação no BoaTaxa. Nele você compara o valor que diversas corretoras estão praticando e pode finalizar a sua operação online diretamente com o estabelecimento escolhido.

Compartilhe isso nas redes sociais:
0
boataxa

Compare a cotação de dólar, euro, libra e 18 outras moedas estrangeiras de diversas corretoras de câmbio em um único Portal. Economize tempo e dinheiro!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será divulgado.